Quinta-feira, 13 set 2012 - 11h21

Lixo espacial: reentrada controlada é prevista para esta madrugada

O cargueiro espacial japonês Kounotori 3 deverá reentrar na atmosfera terrestre na madrugada desta sexta-feira, produzindo uma grande bola de fogo sobre o oceano Pacífico. A nave pesa cerca de 16 toneladas e sua destruição será acompanhada em tempo real e transmitida ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV.

Módulod ecarga Kounotori
Clique para ampliar

Kounotori 3, também conhecido como HTV-3 é o terceiro veículo de transferência de carga japonês do tipo H-II. A nave foi lançada em 21 de julho de 2012 com o objetivo de levar suprimentos e equipamentos à estação Espacial Internacional, ISS. Em 27 de julho a nave chegou ao seu destino e após ser capturada pelo braço robótico Canadarm se acoplou à ISS através do módulo Harmony.

Após ter sua carga transferida para o complexo orbital, Kounotori 3 recebeu uma série de material empregado em pesquisas científicas na ISS e que agora serão incinerados na alta atmosfera terrestre.

Durante sua fatídica reentrada na atmosfera, diversos instrumentos a bordo da nave coletarão dados que serão transmitidos aos cientistas e que ajudarão a entender melhor as dinâmicas envolvidas durante essa fase de retorno.

Módulod ecarga Kounotori
Clique para ampliar

Entre os instrumentos está o escudo térmico Re-entry Breakup Recorder (REBR), um experimento da Nasa que transmitirá dados de temperatura, aceleração e posição da nave durante sua passagem pela atmosfera.

Outro instrumento a bordo da Kounotori é o japonês I-Ball, um instrumento semelhante ao REBR americano, mas que descerá no oceano através de paraquedas ao mesmo tempo em que transmitirá seus dados através de um satélite de comunicação da série Iridium.

O horário previsto para a reentrada da Kounotori 3 será às 02h24 BRT desta sexta-feira, 14 de setembro. Toda a operação será acompanhada e transmitida ao vivo pela Nasa e pela JAXA, a agência espacial japonesa e poderá ser vista pelo Apolochannel , que retransmite a Nasa-TV. Não perca!


Fotos: Cargueiro espacial japonês Kounotori 3 durante fase de acoplamento à Estação Espacial Internacional, ISS, em 27 de julho de 2012. Créditos: JAXA/NASA, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy