Segunda-feira, 16 jul 2018 - 09h50
Por Rogério Leite
No mesmo dia em que a França faturava a Copa do Mundo de 2018 em cima da Croácia, Lua, Vênus e Regulus deram um verdadeiro show de beleza no céu de todo o mundo, protagonizando uma das mais belas conjunções celestes de 2018. E ainda dá tempo de ver.
Conjunçao Lua Vênus e Regulus vista da Zona Sul de São Paulo. Crédito: Rogério Leite O belo fenômeno pode ser acompanhado desde o finalzinho da tarde de domingo e não pode deixar de ser notado por qualquer pessoa que olhasse o firmamento. A bela Lua crescente, apenas 7% iluminada, estava muito bem acompanhada de um vigoroso Vênus, com disco 64% iluminado e da estrela Regulus, brilhando muito na magnitude 1.35, a 79 anos-luz de distância. O trio de astros estava todo no mesmo quadrante da constelação de Leão, formando um sensacional conjunto de pontos visto praticamente em todo o planeta.
Embora a conjunção esteve no ápice no domingo, o trio de astros ainda pode ser visto. É só olhar para o céu do lado oeste após às 17h30 BRT. Localize a Lua e aguarde Vênus e Regulus aparecerem à medida que o céu escurece. A Copa do Mundo acabou, mas o espetáculo continua. Bons céus! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -