Quinta-feira, 28 jun 2018 - 10h18
Por Rogério Leite
As conjunções celestes são sempre um espetáculo no céu noturno, mas algumas vezes se tornam muito especiais. No sábado, dia 30, Marte e Lua caminharão juntos no firmamento e serão a atração mais observada na última noite de festa junina. Vamos clicar?
Conjunção celeste entre Marte e Lua em junho de 2018. O gráfico mostra a separação angular dos objetos às 21h00 pelo Horário de Brasília Encontrar Marte e Lua no céu do sábado será como uma brincadeira de criança. Os dois objetos estarão presentes no horizonte a partir das 20 horas na região Sudeste, embora ainda muito baixos para serem observados na maior parte do país. O espetáculo começa verdadeiramente a partir das 21 horas, quando o Planeta Vermelho e a Lua já estiverem bem elevados no firmamento e coincidentemente mais próximos entre si. Neste instante, a separação visual entre eles será de aproximadamente 5 graus angulares, o que equivale a cerca de 10 luas enfileiradas entre um objeto e outro.
Essa separação é bastante pequena e permitirá boas fotos,até mesmo com smartphones. No momento da máxima aproximação de sábado, Marte estará a aproximadamente 67 milhões de quilômetros da Terra, quase 10 milhões de quilômetros mais distante que o previsto para 31 de julho, quando os dois planetas atingirão a maior aproximação observada nos últimos quinze anos, de 57.59 milhões de quilômetros.
Marte tem um dia com período parecido com o da Terra e completa uma revolução ao redor do próprio eixo em 24 horas e 37 minutos. Sua temperatura varia entre -140 e 20 graus Celsius. A atmosfera marciana é composta de 95% de CO2. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O erro é inerente ao ser humano. O que importa é não passar da cota diária" - Jonh Nigro -