Sexta-feira, 11 abr 2014 - 11h18
Por Rogério Leite
Lua de Sangue: Eclipse total tingirá a Lua de vermelho
Atualização: 15 de abrilEspetáculo no céu. Eclipse total tinge a Lua de Vermelho!
Um espetacular eclipse total da Lua foi registrado durante esta madrugada e como previsto coloriu nosso satélite natural com um tom bastante avermelhado, justificando o nome "Lua de Sangue" dado pelos mais supersticiosos. Se você perdeu, veja como foi! ![]() Clique para ampliar O fenômeno teve início às 03h00 desta terça-feira e pode ser visto em diversas partes do mundo. No Brasil, em diversas localidades o tempo não ajudou muito, mas onde as nuvens deram uma trégua a observação foi deslumbrante, com a Lua sendo obscurecida lentamente pelo cone de sombra da Terra.
O ápice do evento ocorreu às 04h00. Mergulhada na umbra, a área mais escura do cone de sombra, a Lua adquiriu uma tonalidade bastante avermelhada provocada principalmente pela refração da luz solar na alta atmosfera, fazendo com que apenas o seguimento avermelhado do espectro fosse projetado contra o satélite. O eclipse durou cerca de 3.5 horas, com a Lua vermelha transitando pela umbra por 78 minutos. O próximo evento desse tipo, o segundo de uma série de quatro, ocorrerá em 8 de outubro de 2014. Até lá, bons céus!
Para assistir ao eclipse basta encontrar a Lua que ruma em direção ao quadrante oeste.
Na próxima terça-feira, um fenômeno astronômico relativamente raro fará a lua cheia parecer tingida de vermelho. O evento é o primeiro de uma série de quarto eclipses totais da Lua, uma sequência rara que só acontecerá mais sete vezes neste século. Conhecido como tétrade, a última série de quatro eclipses seguidos ocorreu nos anos de 2003 e 2004. O evento de terça-feira é o primeiro desta tétrade. Os próximos três eclipses ocorrerão em 08/10/2014, 04/04/2015 e 28/09/2015. O eclipse total da Lua ocorre quando nosso satélite mergulha completamente na região mais escura do cone de sombra da Terra, o que faz com que os raios do Sol, posicionado atrás da Terra, sejam bloqueados. Neste momento, ao invés de desaparecer no céu devido à falta de iluminação, a Lua adquire um tom avermelhado. Na antiguidade os eclipses totais da Lua eram chamados de "Luas de Sangue" devido à cor vermelha e eram normalmente associados às catástrofes ou ao fim do mundo.
![]() Clique para ampliar Em algumas ocasiões, o movimento de translação da Lua ao redor da Terra a situa dentro do cone da penumbra. Esta ocasião recebe o nome de eclipse penumbral e é muito difícil de ser observado já que a diminuição de luz dentro deste cone é muito baixa para ser percebida. Em outras situações, como do dia 15, a Lua mergulha exatamente dentro da zona de sombra da umbra, ocorrendo então o eclipse total.
Além da refração, as condições atmosféricas também contribuem para a cor da Lua no momento do eclipse, que pode se apresentar alaranjada, avermelhada ou até mesmo marrom escuro. Partículas em suspensão geradas por erupções vulcânicas também colaboram para avermelhar ou escurecer ainda mais o satélite.
A fase umbral chega ao ápice às 04h46 BRT e se prolongará até às 05h06 BRT, quando lentamente nosso satélite voltará a ser iluminado pelo Sol que se aproxima do horizonte oposto. Bons céus!
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A crueldade é um dos prazeres mais antigos da espécie humana" - Nietzsche -