Procure no Apolo11
Quarta-feira, 12 fev 2014 - 10h18
Por Rogério Leite

Lua: sinais de rádio indicam que módulo chinês saiu da hibernação

Duas reproduções dos receptores de rádio feitas por um grupo de radioamadores mostram que o módulo lunar Chang'e-3 saiu do período de hibernação. Apesar da boa notícia, não há qualquer informação sobre o estado do jipe-robô, que não responde a comandos terrestres.

Downlink módulo lunar chinês
Clique para ampliar

As reproduções mostradas não são oficiais e foram divulgadas pelo grupo independente UHF-satcom, que detectou o sinal enviado pelo módulo chinês na frequência de 8496 MHz. O grupo também captou o sinal de uplink em 7209 MHz enviado pela agência espacial chinesa, que ao bater na Lua foi refletido de volta à Terra.

De acordo com o UHF-satcom, não há registro de qualquer sinal enviado pelo jipe-robô, o que vem a confirmar a possível perda de contato entre com o explorador.

Continua após a publicidade


O módulo de pouso e o jipe-robótico entraram em hibernação no dia 25 de janeiro por um período programado de 14 dias, mas informações divulgadas pelo ministério da ciência, tecnologia e defesa da China - SASTIND - davam conta que uma anomalia havia ocorrido com o explorador. A nota era breve e informava que a pane ocorrera em decorrência de um "complicado ambiente na superfície lunar", sem, no entanto, dar maiores detalhes.

Uplink EME módulo lunar chinês
Clique para ampliar

Segundo informações da agência espacial chinesa, os cientistas estavam trabalhando para identificar o problema, mas até agora nada foi informado.


Hibernação
Uma noite na Lua dura 14 dias terrestres e nesse período a temperatura cai a cerca de 180 graus Celsius negativos. De modo a sobreviver, uma série de operações automáticas ocorre um dia antes da hibernação. O painel solar se volta em direção ao lado onde o Sol nasce. Em seguida, o mastro com as câmeras e a antena de alto-ganho se dobra sobre o deck, isolando o interior e as câmeras que são mantidos aquecidos pela ação da unidade de radioisótopos.


Artes: Gráficos do software spectraView usados para decodificação de sinais de rádio mostram as assinaturas dos sinais enviados pela Chang'e-3 (no topo) e da reflexão do sinal enviado à Lua pela agência espacial chinesa. Créditos: UHF-satcom, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -