Segunda-feira, 7 set 2009 - 09h29
Medir o crescimento econômico dos países em desenvolvimento, especialmente na região do subsaara é um desafio para os pesquisadores. Em alguns países as dificuldades são tantas que não raro são deixados de fora das estatísticas. Para melhorar as estimativas um grupo de pesquisadores sugere utilizar imagens noturnas captadas por satélites, onde as luzes das cidades representam uma indicação do PIB dos países.
Clique para ampliar A idéia foi proposta pelos economistas Vernon Henderson, Adam Storeygard e David Weil, ligados à Universidade de Brown, nos EUA, que pretendem utilizar o novo método para melhorar a margem de erro nas estimativas atuais, que chegam a 40% em países do subsaara. Segundo os pesquisadores, em alguns casos os dados são tão escassos que países como Iraque, Mianmar, Somália e Libéria nem aparecem nas estatísticas. A idéia dos pesquisadores envolve mesclar os dados já disponíveis com as variações observadas na densidade das luzes das cidades, captadas durante o período noturno através de satélites geoestacionários. Para o trabalho foram usadas uma série de 10 anos de imagens meteorológicas e que mostram sempre as mesmas regiões do planeta.
Aplicando a nova metodologia nos países com poucos dados disponíveis, as novas estimativas mostraram números significativamente diferentes dos atuais. Na República Democrática do Congo, por exemplo, a densidade de luz sugere um crescimento anual do PIB de 2.4%, enquanto as estimativas oficiais indicam um crescimento negativo de 2.6% para o mesmo período. Por outro lado, Mianmar tem um crescimento oficial de 8.6% enquanto os dados de iluminação mostram um crescimento bem menor, da ordem de 3.4%. Clique para ampliar Os pesquisadores não encaram os dados de densidade luminosa como um substituto para os números oficiais, mas quando somados aos dados já existentes em órgãos como o Banco Mundial podem proporcionar um melhor indicador de como estas economias estão de fato evoluindo.
"Esperamos que os especialistas usem este método sempre que não tiverem dados reais sobre o crescimento ou quando os números não forem confiáveis", disse Henderson. "Esse é um excelente método para melhorar as estimativas", completou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Todo indivíduo que aspira ao poder já vendeu a alma ao diabo" - Goethe -