Quinta-feira, 11 mai 2006 - 08h33
Mais brilhante, cometa 73/P pode ser visto a olho nú.
Mais de 60 fragmentos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 continuam se aproximando da Terra e devem atingir o ponto de maior proximidade com nosso planeta entre amanhã e terça-feira.
No momento deste boletim os fragmentos se deslocavam no espaço à velocidade de 54 mil km/h (15 km/s)e se localizavam a aproximadamente 11.5 milhões de quilômetros de distância. Um dos maiorespedaços, o fragmento C, deve atingir a maior proximidade amanhã às 10h22 UTC enquanto a aproximação máxima do fragmento B será no domingo, às 06h41 UTC.
![]() De acordo com observações, o fragmento B possui magnitude de 3.5 desde o dia 5 de maio e pode ser observado facilmente em localidades com baixa poluição luminosa e atmosférica ou em áreas rurais. Segundo astrônomos que estão acompanhando o astro, o fragmento está se expandindo rapidamente e pode se romper mais uma vez, aumentando ainda mais o número de objetos do rosário.
Na imagem acima, feita pelo astrônomoHorace Smith,da Universidade de Michigan, vemos a expansão do fragmento B, fotografado em 3 dias diferentes com auxílio de um telescópio de 24 polegadas.
![]() O cometa 73P pode ser observado sobre o ponto cardeal Norte, acima da constelação do Cisne (cygnus) até 4 horas antes do nascer do Sol, conforme mostra a carta celeste. A observação será facilitada com auxílio de binóculos ou telescópios e de preferência em locais longe de poluição luminosa. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"As mentiras mais abomináveis são aquelas que mais perto estão da verdade" - Oscar Wilde -