Procure no Apolo11
Sexta-feira, 10 mai 2013 - 09h39
Por Rogério Leite

Máquinas a postos: Estação Espacial passará na frente do Sol!

Observar ou registrar a passagem da Estação Espacial durante a noite é uma tarefa bastante corriqueira para os amantes do céu. Entretanto, registrar sua passagem na frente do disco solar não é tão comum e pode representar um grande e prazeroso desafio.

Trânsito Da Estação Espacial na frente do Sol
Clique para ampliar

Na próxima quarta-feira, 15 de maio, os observadores situados ao redor da cidade de São Paulo terão a oportunidade de registrar esse interessante e ultrarrápido evento espacial. Neste dia, a Estação Espacial Internacional cruzará o disco solar e com um pouco de habilidade poderá ser fotografada ou filmada pelos observadores.

O trânsito terá duração de apenas dois segundos e meio, mas devido ao efeito da paralaxe só poderá ser visto em uma pequena área de 20x20 km ao redor da cidade. O evento tem início às 16:01:34 e termina às 16:01:36.

Continua após a publicidade


A passagem da ISS ou de outro satélite na frente do Sol é um evento relativamente raro, pois depende da hora e da localização do observador. Moradores situados fora da área demarcada não verão a passagem, pois a ISS e Sol não parecerão alinhados do ponto de vista do observador e a nave passará ao lado da estrela.

Na Europa e EUA existem fotógrafos que se especializaram em fotografar o trânsito da ISS e muitos viajam por longas distâncias para registrar o evento, já que pode levar muitos meses para vê-lo sem necessidade de se deslocar.


Fotografando
Se você mora em São Paulo ou dentro do perímetro de 20x20 km ao redor da cidade e quiser tentar registrar o evento, preste bastante atenção.

Nunca olhe diretamente para o Sol. Apesar de ser tentadora a vontade de "dar uma olhadinha", os riscos de cegueira permanente são bastante altos. Não faça isso de jeito nenhum!

O trânsito deverá ser registrado com uma câmera fotográfica ou filmadora com capacidade de zoom superior a 10 vezes.

No caso de máquina fotográfica, esta deverá ter capacidade de disparos contínuos com intervalos inferiores a 1/2 segundo, o que permitirá registrar pelo menos 4 fotos da passagem. Como essa opção exige uma técnica mais apurada, recomendamos filmar a passagem e em seguida selecionar os frames úteis da imagem. Ligue a filmadora 1 minuto antes e desligue 1 minuto depois da passagem.

Se tiver um telescópio acoplado a uma câmera ou filmadora, melhor ainda!

Não aponte a lente diretamente para o Sol, sem qualquer proteção. Utilize um filtro vermelho ou verde na frente da objetiva. Se não tiver um, faça você mesmo com auxílio de uma folha de papel celofane. Se tiver um pedaço de chapa de raios-x, use-o, recortando-o e prendendo-o na frente da lente.

Você vai precisar prender a câmera em um tripé ou alguma superfície firme. A ISS passará muito rápido na frente do Sol e qualquer mexidinha no conjunto pode fazê-la sumir. Use o zoom fazer o Sol ocupar o maior tamanho possível da imagem.

Por fim, pratique um ou dois dias antes, no mesmo horário da passagem. Se tudo der certo, você conseguirá registrar o trânsito da ISS na frente do Sol.

Bons céus!


Artes: No topo, gráfico mostra o cruzamento da Estação Espacial Internacional previsto para 15 de maio de 2013, visto a partir da cidade de São Paulo. Acima, vídeo mostra a passagem da estação, registrado pela educadora em astronomia do Museu Smithsoniano, Shelley Witte. O vídeo foi feito em 17 de julho de 2011, quando o Ônibus espacial Atlantis estava acoplado ao complexo orbital. Crédito: Shelley Witte, Apolo11.com.
roger

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -