Segunda-feira, 25 abr 2016 - 11h05
Por Rogério Leite

Máquinas a postos: Lua, Marte e Saturno dão show no céu noturno

Desde sábado, uma belíssima composição está tomando conta do céu noturno. Em um enquadramento único é possível ver a Lua, Marte e Saturno simplesmente deslumbrantes, formando um triângulo de pontos luminosos fantástico de se ver e fotografar. Experimente!

Conjuncao astronomica vista de Sao Paulo
Segue o nosso registro da conjunção de ontem, entre a Lua, Saturno, Marte e a estrela Antares. A foto foi feita em 25 de abril de 2016 a partir do bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Ao fundo vemos parte do bairro do Ipiranga.

O céu noturno sempre surpreende com encantadoras paisagens, com inúmeras constelações a formar as mais diferentes figuras. Algumas vezes, entretanto, a presença de astros em disposições peculiares abrilhanta ainda mais esse palco, que se torna ainda mais interessante.

Atualmente, depois das 20 horas já é possível ver uma bela composição celeste, formada pela Lua minguante, Marte e Saturno, que seguirão juntos pelo firmamento durante toda a noite e madrugada.

Naturalmente, essa proximidade visual é apenas aparente, já que a Lua, a 399 mil km de distância, está praticamente na esquina, quando comparada a Marte e Saturno.

O Planeta Vermelho está a 99 milhões de quilômetros da Terra e o Senhor dos Anéis, a 1.38 bilhão de km. Mesmo distantes, refletem tão intensamente a luz do Sol que "roubam a cena", fazendo da Lua mera coadjuvante do espetáculo.

Conjuncao astronomica
Simulação da conjunção de astros em 25 de abril de 2016, as 22 horas, a partir de São Paulo.


Fotografando
Devido ao forte brilho, fotografar a conjunção não é nada difícil e praticamente qualquer celular moderno será capaz de registra-la.

O desafio está em fazer a foto mais natural possível, o que significa não "explodir" o brilho da Lua e ainda assim conseguir registrar os astros. Além disso, não cair na armadilha de principiante de usar zoom excessivo e com isso perder a paisagem terrestre, que ajuda a enquadrar os astros no céu.

Faça várias fotos, escolha a melhor e envie pra gente.

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron