Procure no Apolo11
Quarta-feira, 05 jan 2005 - 11h05

Maremoto provoca reflexos no Brasil e novos abalos são registrados no oceano Índico

05 Jan 2005, 11h05 - Os efeitos do maremoto ocorrido no oceano Índico, próximo à costa oeste de Sumatra em 26 de dezembro foram sentidos também aqui no Brasil, a 16 mil quilômetros do epicentro do evento. O fenômeno, inédito na costa brasileira, foi detectado em vários pontos da costa através de marégrafos, instrumentos capazes de medir a variação do nível do mar.

Após o terremoto, ocorrido no leste do oceano ìndico, as ondas produzidas se propagaram por todo o oceano ìndico e Atlântico, até atingir a costa sul-americana, onde puderam ser detectadas no Rio Grande do Norte, Bahia e Rio de Janeiro.

Em estado de normalidade, a maré flutua em intervalos de seis hora e produz as chamadas marés-baixas e marés-altas. No Rio de Janeiro a anomalia oceânica fez a maré subir e descer aproximadamente 30 cm em intervalos de meia hora.

No entanto, especialistas consultados disseram que as ondas não causaram prejuízos e descartam qualquer motivo de preocupação ou possibilidade de dano ao litoral brasileiro.

Continua após a publicidade



Continuam os tremores no oceano ìndico
Um novo terremoto, de 5.5 graus na escala Richter ocorreu hoje às 05h32 UTC (03h32 Hora de Brasília, 11h32 hora local), próximo à costa oeste de Sumatra, a 285 km a sudoeste de Banda Aceh. O abalo se deu a uma profundidade de 30 quilômetros.


Colin Powel visita Banda Aceh
O secretário de estado dos estados Unidos, Colin Powel visitou ontem a província de Banda Aceh, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, e viu de perto a catástrofe que praticamente devastou a cidade. "Eu nunca vi nada parecido com isso", disse Powel em entrevista à rede de tv CNN. "Nós temos visto diariamente nos telejornais as imagens da devastação, mas somente vindo até aqui, e sobrevoando de helicóptero a cidade, é possível se ter uma idéia do tamanho da destruição", continuou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.


Terça-feira, 13 fev 2024 - 23h00


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O melhor mentiroso é aquele que que faz a menor quantidade de mentira percorrer o caminho mais longo" - Samuel Butler -