Sexta-feira, 22 set 2006 - 06h16

Mars Express fotografa com sucesso a Face de Marte

Após diversas tentativas mal sucedidas, a sonda européia Mars Express conseguiu finalmente fotografar com grande precisão a região de Cidônia, região onde se localiza a "face de Marte".

De acordo com a ESA, a agência espacial européia, a Mars Express obteve as fotografias em 22 de julho, após diversas tentativas frustradas entre abril de 2004 e julho de 2006, devido principlamente às condições atmosféricas do planeta, ao pó e à altitude.

Cidônia é uma planície composta por inúmeros montes e foi fotografada pela primeira vez em julho de 1976 pela nave americana Viking-1. Na época, as imagens geraram inúmeras hipóteses, pois mostrava um monte onde o jogo de luzes e sombras criava a aparência de um rosto humano. Pirâmides e outras estruturas também eram identificadas dessa forma.

Trinta anos depois da Nasa publicar as primeiras imagens do planeta vermelho, a ESA obteve suas próprias fotos durante a revolução 3253, acima da região de Cidônia. A resolução das imagens é de aproximadamente 13.7 metros por pixel.

Agustín Chicharro, cientista chefa da missão Mars Express, disse que as imagens da região de Cidônia são realmente espetaculares, e apresentam um nível de detalhamento impressionante, de grande interesse para os geólogos planetários.


A polêmica da Face Humana
No dia 31 de julho de 1976, a NASA lançou um comunicado à imprensa, onde afirmava que uma das formações captadas pela Viking-1 lembrava uma cabeça humana. Antes, porém, os especialistas já haviam interpretado a imagem como uma ilusão de ótica, resultante da iluminação do Sol e das sombras formadas.

Mesmo assim, a "Face de Marte" se tornou objeto de intensa especulação entre o público.

Diversas estruturas ao redor foram interpretadas por alguns entusiastas como pirâmides ou outras construções não naturais.

Além de ser a inspiração para muitas obras de ficção, a "Face de Marte" e as "Pirâmides Marcianas" foram levadas a sério nas chamadas teorias da conspiração, grupos esotéricos e especulações ufológicas e religiosas.

Mesmo assim, a interpretação científica é a mesma: a "Face de Marte" é uma ilusão, projetada pela imaginação humana numa superfície erodida por forças da natureza. Somente em 1998, quando outra sonda, a americana Mars Global Surveyor captou imagens mais nítidas, é que as especulações mais fantásticas começaram a perder força.

Foto: A "Face de Marte", vista em perpectiva, captada pela sonda Mars Express. Crédito:ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum), MOC Malin Space Science Systems.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe