Terça-feira, 15 jul 2008 - 09h56

Marte: Agência Européia divulga imagens de reservatórios de água

A Agência Espacial Européia, ESA, divulgou na tarde de ontem (14 de julho) aquilo que pode ter sido o maior reservatório de água descoberto até agora no Planeta Vermelho. As imagens foram feitas pela câmera estereográfica de alta resolução HRSC (High-Resolution Stereo Camera) a bordo da sonda Mars Express.

As cenas, com resolução de 17 metros por pixel (m/pixel) foram captadas no dia 25 de setembro de 2005 e estão centradas sobre as coordenadas 1º N e 278º Este, acima da região conhecida como Echus Chasma, uma depressão de 100 km de comprimento por 10 km de largura encravada no platô elevado de Lunae Planum, o "Grand Canion" marciano.

De acordo com a agência européia, Echus Chasma seria uma fonte de água da região do Vale Kasei, que se estende por milhares de quilômetros em direção norte. As imagens divulgadas mostram vales com 10 km de comprimento e 1000 metros de profundidade, sendo o principal deles o Vale Kasei, de aproximadamente 4 km de profundidade.

A sonda Mars Express também mapeou uma possível indicação de atividade vulcânica ocorrida no passado, e que pode ter sido um dique com pelo menos 25 km de comprimento. O dique é uma formação rochosa de origem vulcânica e foi criado quando o magma incandescente penetrou pelas fissuras ou camadas de rochas no interior da superfície.

Os trabalhos de análise das imagens e simulações geológicas levaram quase dois anos para serem concluídos e foram realizados pelos cientistas da ESA e universidades de Berlim e Frankfurt, na Alemanha.

Fotos: No topo, vista da região de Echus Chasma, como captado pela sonda Mars Express em 25 de setembro de 2005. Na seqüência, duas imagens mostram a depressão através de simulação de perspectivas. Crédito: ESA/ DLR/ FU Berlin. Clique sobre as imagens para ampliá-las.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron