Quarta-feira, 29 out 2008 - 09h22
Marte: Inverno se aproxima e temperatura cai a 95 graus negativos
À medida que o inverno marciano se aproxima e o dia se torna mais curto, o frio começa a ser sentido com mais intensidade na região ártica do planeta, onde a sonda Phoenix Mars Lander está em atividade desde maio de 2008. As noites estão mais longas e ontem à noite os sensores do explorador detectaram 95ºC negativos no local do pouso. Com menos incidência de luz solar, menos energia é gerada o que obrigou os engenheiros a desligarem parte dos equipamentos para reduzir o consumo.
![]() Para conservar a energia, os controladores do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, estão suspendendo a operação de alguns sistemas importantes da Phoenix e o primeiro a ser desligado foi o aquecedor que mantém o braço robótico na temperatura correta de operação e pronto para ser usado. A parada do aquecedor proporcionou uma redução de 250 watts de energia. Nas próximas semanas, mais três aquecedores de sobrevivência serão desligados, um de cada vez, com o objetivo de economizar o máximo de energia e estender possíveis missões do explorador. Como a prioridade dos engenheiros é manter em atividade a câmera estereográfica de alta resolução, seu sistema de aquecimento será o penúltimo a ser desligado.
O último sistema que será paralisado será o aquecedor do núcleo central, que mantém a temperatura dos computadores de bordo e das baterias da nave. Quando isso acontecer a sonda estará à mercê de Marte.
Da mesma maneira que a Terra, Marte também tem estações climáticas e devido à inclinação do eixo apresenta o mesmo fenômeno que ocorre nos pólos terrestres, que permanecem ensolarados ou mergulhados na escuridão por longos períodos de tempo. No dia 1 de setembro de 2008 o Sol tocou o horizonte do pólo marciano e dia após dia o tempo de insolação vem diminuindo. No dia 3 de abril de 2009 o Sol não nascerá mais no horizonte e não iluminará mais os painéis solares da Phoenix. Quando isso acontecer a temperatura ao redor da Phoenix deverá cair a 160 ºC negativos.
Utilizando essa mesma seqüência, os jipes-robôs Spirit e Opportunity conseguiram acordar e se recuperar do longo inverno marciano. Se vai certo novamente ninguém sabe, mas é o que os cientistas do projeto estão torcendo para acontecer.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Quando estiveres entre lobos, deverás uivar como eles" - G. Gurdjeff -