Terça-feira, 25 jun 2013 - 15h20
Por Rogério Leite
O impressionante mosaico foi construído a partir de fotos individuais feitas pelo jipe-robô Curiosity e retrata a superfície marciana de forma altamente detalhada. Segundo a Nasa, essa é a cena de mais alta resolução já vista do Planeta Vermelho.
Clique para ampliar
O impressionante mosaico é fruto de oito meses de trabalho do Laboratório Multi-missão de Processamento de Imagens, um setor do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, encarregado de processar as imagens captadas pelas câmeras em diversas missões em andamento. O tamanho total do mosaico é de 1.3 gigapixels.
Para a construção da cena foram empregados 850 frames registrados pela teleobjetiva do instrumento Mastcam, além de 21 tomadas captadas pela câmera de ângulo largo. Foram empregados também 25 fotos em preto-e-branco obtidas com a ajuda da câmera de navegação do próprio Curiosity. Como o mosaico foi feito com fotos tomados em diversos momentos do dia, as variações da iluminação solar são claramente perceptíveis na forma de sombras com angulações não uniformes. Além disso, variações na claridade da atmosfera também estão presentes, causadas principalmente pela nebulosidade característica dos meses em que as fotos foram feitas. Todas as fotos usadas no mosaico são de domínio público e foram colocadas à disposição assim que recebidas no JPL. Essa política permite que o público também possa estudar as feições do planeta e obter resultados e comparações até meso antes dos pesquisadores. Apesar de ser um órgão governamental, o JPL é administrado e conduzido pelo Caltech, o Instituto de Tecnologia da Califórnia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Grande negócio faríamos comprando o homem pelo que ele vale e vendendo pelo que ele pensa que vale" - Napoleão Bonaparte -