Quinta-feira, 7 dez 2006 - 06h34
Mau tempo adia lançamento da Discovery
Atualizado sexta-feira, 06h30 - A NASA adiou por pelo menos 24 horas o lançamento do Ônibus Espacial Discovery, previsto inicialmente para às 0h35 desta sexta-feira.
O motivo do adiamento foi o mau tempo na região do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e foi comunicado dois minutos depois da hora prevista para a ignição dos foguetes. As más condições meteorológicas também afetaram os locais das pistas de aterrizagem de emergência na Espanha e na França. Uma nova tentantiva de lançamento está marcada para sábado, às 23h48, com retransmissão ao vivo pelo Apolochannel.
A NASA, agência espacial americana, confirmou para o início de sexta-feira o lançamento ônibus espacial Discovery. A missão terá duração de 12 dias e seu objetivo é revisar todo o sistema elétrico da Estação Espacial Internacional. ![]() O lançamento ser feito do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e está previsto para às 0h35 (hora de Brasília) dessa sexta-feira, com retransmissão ao vivo pelo Apolochannel. O diretor de lançamentos da NASA, Jeff Spauding, informou que não foram constatados problemas técnicos que possam impedir o lançamento.
![]() A janela de lançamento da Discovery se extende até 17 de dezembro. Se o lançamento não ocorrer até la, a missão será adiada para o ano que vem. A missão, oficialmente batizada de STS-116, é considerada uma das mais importantes na construção do complexo espacial. Segundo o comandante Mark Polansky, o que torna esta missão única é o fato de que toda a instalação elétrica da ISS será renovada. Desde que entrou em órbita, em 1998, a estação espacial opera com um sistema provisório de abastecimento elétrico. Em setembro passado os astronautas instalaram mais doispainéis solares que dobrarão a capacidade de geração de energia, mas que ainda precisam ser ligados. Para executar as operações, a missão prevê duas atividades extra-veiculares (EVA). Foto: Ônibus espacial Discovery na plataforma de lançamento 39B, em Cabo Kennedy, na Flórida. À esquerda vemos a estrutura rotativa de serviços, que recobre a nave para manutenções e embarque de cargas. Acima vemos o Centro de Controle da Missão, MCC, em foto de 10 de setembro de 2006, durante a missão STS-115.Cortesia:NASA.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A origem da ação é a falta de fantasia; é a última saída para aqueles que não sabem sonhar." - Oscar Wilde -