Quinta-feira, 7 dez 2006 - 06h34

Mau tempo adia lançamento da Discovery

Atualizado sexta-feira, 06h30 - A NASA adiou por pelo menos 24 horas o lançamento do Ônibus Espacial Discovery, previsto inicialmente para às 0h35 desta sexta-feira.

O motivo do adiamento foi o mau tempo na região do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e foi comunicado dois minutos depois da hora prevista para a ignição dos foguetes.

As más condições meteorológicas também afetaram os locais das pistas de aterrizagem de emergência na Espanha e na França.

Uma nova tentantiva de lançamento está marcada para sábado, às 23h48, com retransmissão ao vivo pelo Apolochannel.


Com transmissão ao vivo, Discovery parte rumo à ISS

A NASA, agência espacial americana, confirmou para o início de sexta-feira o lançamento ônibus espacial Discovery. A missão terá duração de 12 dias e seu objetivo é revisar todo o sistema elétrico da Estação Espacial Internacional.

O lançamento ser feito do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e está previsto para às 0h35 (hora de Brasília) dessa sexta-feira, com retransmissão ao vivo pelo Apolochannel.

O diretor de lançamentos da NASA, Jeff Spauding, informou que não foram constatados problemas técnicos que possam impedir o lançamento.


Previsão do Tempo
Kathy Winters, meteorologista-chefe do centro de previsão do tempo da NASA, confirmou que ainda existem dúvidas com relação ao tempo na região de Cabo Canaveral, já que existe a previsão da chegada de uma frente fria à Flórida. De acordo com Winters, essa frente pode aumentar em 60% as probabilidades de cancelamento do lançamento. Áreas de instablidade do outro lado do Atântico também preocupam os engenheiros americanos, já que podem causar problemas na região de Istres, na França, local de uma das pistas de pouso de emergência.

A janela de lançamento da Discovery se extende até 17 de dezembro. Se o lançamento não ocorrer até la, a missão será adiada para o ano que vem.


A missão

A missão, oficialmente batizada de STS-116, é considerada uma das mais importantes na construção do complexo espacial. Segundo o comandante Mark Polansky, o que torna esta missão única é o fato de que toda a instalação elétrica da ISS será renovada.

Desde que entrou em órbita, em 1998, a estação espacial opera com um sistema provisório de abastecimento elétrico. Em setembro passado os astronautas instalaram mais doispainéis solares que dobrarão a capacidade de geração de energia, mas que ainda precisam ser ligados.

Para executar as operações, a missão prevê duas atividades extra-veiculares (EVA).

Foto: Ônibus espacial Discovery na plataforma de lançamento 39B, em Cabo Kennedy, na Flórida. À esquerda vemos a estrutura rotativa de serviços, que recobre a nave para manutenções e embarque de cargas. Acima vemos o Centro de Controle da Missão, MCC, em foto de 10 de setembro de 2006, durante a missão STS-115.Cortesia:NASA.


Leia também:
Assista ao vivo no Apolochannel
Saiba como é a sequência de lançamento
Veja a ISS a olho nú !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel