Procure no Apolo11
Quarta-feira, 16 jan 2008 - 08h29

Mercúrio: Messenger envia imagem inédita do planeta

A Nasa, agência espacial americana e a ESA, agência espacial européia, divulgaram na manhã desta quarta-feira a primeira imagem do planeta Mercúrio feita pela câmera de alta resolução de ângulo estreito (NAC). A imagem foi captada no dia 14 de janeiro de 2008 de uma altitude de 28 mil quilômetros da superfície, momentos antes da nave atingir a máxima aproximação do planeta.

As imagens de maior resolução de quando a sonda chegou a apenas 200 quilômetros da superfície serão divulgadas nos próximos dias, após serem previamente estudadas pelos cientistas de ambas as agências.

A imagem divulgada nesta manhã mostra detalhes com aproximadamente 96 quilômetros de resolução, bem mais preciosos do que nas imagens anteriores. A cena mostra uma superfície fortemente craterada, com detalhes únicos e distintos. No canto direito da paisagem encontra-se a gigantesca bacia Caloris, incluindo sua região ocidental, jamais registrada por qualquer sonda. A bacia tem 1400 quilômetros de diâmetro e é formada pelo impacto de um grande meteoro ou cometa. Provavelmente Caloris é a mais jovem bacia de impacto encontrada no sistema solar.

Continua após a publicidade



Imagem inédita
A sondagem também mostra que o interior da bacia é mais claro que as partes à sua volta, o que pode indicar diferenças na composição química da superfície. Outro detalhe que chama a atenção são as incomuns crateras de bordas escuras, ao redor de Caloris.

A cena enviada pela Messenger também mostra diversas crateras de impacto com características similares às encontradas na Lua. Os raios que parecem partir das crateras são formados pelo lançamento do material da superfície, arremessado após o impacto de grandes meteoros.

Outras fotos, obtidas durante a aproximação final e colorizadas artificialmente, revelarão mais detalhes de Mercúrio. Juntas, essas imagens e dados coletados pelos instrumentos da Messenger deverão formar uma imagem global bem mais detalhada da superfície, permitindo maior compreensão da formação e história geológica de Mercúrio.

Aguardem novas imagens. Elas estão chegando!

Foto: Imagem de Mercúrio captada pela Messenger em 14 de janeiro de 2008, a apenas 28 mil quilômetros da superfície. Clique sobre ela para ampliar. Créditos: Nasa/Esa/Instituto de Física Aplicada - Johns Hopkins University.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -