Terça-feira, 24 out 2006 - 06h34
Mesmo enfraquecido, furacão Paul avança em direção à costa mexicana
Apesar da fraca temporada de furacões na bacia Atlântica, outras partes do planeta continuam sendo castigadas pesadamente pelas violentas tempestades ciclônicas.
![]() Desta vez a região ameaçada é a da Baixa Califórnia, na costa mexicana do Pacífico, que aguarda a chegada do furacão Paul, previsto para atingir ainda hoje o extremo da península. Paul é o terceiro furacão da temporada a ameaçar as populares praias mexicanas, frequentada por milionários e atores de Hollywood.
O governo mexicano mantém sob aviso de tempestade toda a costa oeste, desde Mazatlan até Altata. Paul se move em sentido norte a 13 km/h. Um giro gradual em sentido nordeste, aliado a um aumento na velocidade de deslocamento é esperado para as próximas 24 horas.
![]() Os ventos máximos sustentados pelo sistema é da ordem de 130 km/h com rajadas atingindo 155 km. Essa intensidade faz de Paul um furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Cientistas especializados em tempestades severas acreditam que Paul deve perder força e deverá atingira principal ilha mexicana já na condição de tempestade tropical. Ventos com intensiade de furacão se extendem além de 35 km desde o olho da tormenta e ventos com força de tempestade tropical alcançam até 150 de distância. Dados estimados mostram que a pressão barométrica no olho de Paul é de 982 hPa. Gráfico: Modelo numérico de previsão mostra o caminho que Paul deverá seguir nos próximos 5 dias. Ao alto, imagem de satélite de Paul, feita no domingo, 22, pelo satélite de sensoriamento remoto Terra. Veja imagens de satélite e saiba tudo sobre os furacões. Clique aqui! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Se só por piedade se dessem esmolas, os mendigos estariam mortos de fome" - Nietzsche -