Segunda-feira, 18 set 2006 - 06h28
Anousha Ansari, uma milionária americana de origem iraniana, iniciou hoje o primeiro vôo turístico de uma mulher ao espaço. Anousha segue a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-9, com destino à Estação Espacial Internaciuonal,ISS.
Junto com a turista iraniana, também viajam o cosmonauta russo Mikhail Tiurin e o astronauta americano Michael López-Alegria. A Soyuz TMA-9 decolou à 01h09 (Hora de Brasília) da base de lançamentos de Baikonour, no Casaquistão. Essa foi a primera vez na história que um lançamento tripulado pode ser tranmitido ao vivo pelo TV russa. De acordo com Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE),a Soyuz segue normalmente e todos os sistemas estão operando corretamente.
m imagens retransmitidas nesta manhã pela rede CNN, foi possível ver o instante que os foguetes eram acionados. Após nove minutos a nave ejetou os propulsores e entrou em órbita transitória a 200 quilômetros de altitude. O acoplamento está previsto para as 02h28 de quarta-feira, e será retransmitido ao vivo pelo Apolochannel, aqui no Apolo11. Ansari permanecerá 10 dias no espaço e realizará duas experiências preparadas pela ESA, agência espacial européia, além de um terceiro experimento conduzido pelo consórcio russo Energia. Os outros dois tripulantes da Soyuz TMA-9, Tiurin e López-Alegria, substituirão dois membros da atual tripulação da ISS, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, que retornarão à Terra junto com Ansari na Soyuz TMA-8, que se encontra na plataforma orbital Foto: Anousha Ansari, com os outros dois tripulantes da Soyuz, o americano Lópes Alergria, ao centro e russo Mikhail Tiurin, à direita da cena. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -