Procure no Apolo11
Domingo, 24 mai 2009 - 19h43

Missão Cumprida: Após 13 dias Atlantis pousa na Califórnia

Após dois adiamentos devido ao mau tempo, o ônibus espacial Atlantis finalmente aterrissou em segurança na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, finalizando com sucesso uma das mais importantes missões realizadas em órbita da Terra. O pouso ocorreu às 12h39 deste domingo e marcou o final da missão STS-125 de conserto ao telescópio espacial Hubble.

A Atlantis partiu no dia 11 de maio da plataforma de Cabo Kennedy, na Flórida e durante os 13 dias da missão percorreu mais de 8.4 milhões de quilômetros ao redor da Terra. O custo total da missão foi estimado em 1 bilhão de dólares e teve o objetivo de trocar diversos componentes danificados do supertelescópio, além de realizar uma série de upgrades que permitirão ao Hubble permanecer em atividade até 2014.

Apesar de todas as etapas de restauro do Hubble terem sido cumpridas, o fim da missão só foi declarado duas horas depois do pouso, durante a conferência de imprensa convocada pela Nasa. "Agora, e somente agora, podemos declarar que essa missão foi um sucesso, com os astronautas trazidos de volta em segurança", disse Ed Weiler, diretor para missões científicas da Nasa.

Continua após a publicidade


Antes de pousar neste domingo, o retorno do cargueiro americano foi adiado por duas vezes devido às más condições meteorológicas na pista da Flórida, na costa leste dos EUA, obrigando os controladores a transferirem a aterrissagem para a pista californiana. Apesar de não declarado publicamente, os diretores adiaram o pouso de sexta-feira e sábado com a intenção de que o tempo melhorasse na Flórida, evitando ter que descer a Atlantis na Califórnia ou Novo México, o que acarretaria um custo de 1 milhão de dólares para trazê-la de volta ao Cabo Kennedy. O tempo não melhorou e a despesa extra deverá será paga.

Durante o tempo em que permaneceu no espaço, a tripulação da Atlantis realizou cinco atividades extraveiculares a 540 quilômetros de altitude. Nessa região do espaço o risco de choque com fragmentos de lixo espacial é bastante alto, o que forçou a Nasa a manter outro ônibus espacial de prontidão para o caso de uma emergência.

Leia também: Saiba tudo sobre o conserto do Telescópio Hubble


Foto: No topo, ônibus espacial Atlantis pousa na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, após completar a última missão de conserto ao telescópio espacial Hubble. O vídeo mostra os melhores momentos do pouso. Credito: NASA/Carla Thomas/ Youtube

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -