Procure no Apolo11
Quinta-feira, 11 fev 2010 - 11h56

Missão STS-130: primeira caminhada acontece hoje

O ônibus espacial americano Endeavour já está acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS), depois do lançamento há dois dias. A manobra de acoplamento foi realizada com sucesso nesta quarta-feira, 10/02, conduzida pelo comandante George Zamka e o piloto Terry Virts.


"O Endeavour se uniu à ISS. Muito bom trabalho", avisou o Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas, quando a manobra foi completada às 3h06, no horário de Brasília.

Os seis integrantes da missão STS-130 se juntaram aos cinco tripulantes atuais da plataforma orbital, os cosmonautas russos Maxim Surayev e Oleg Kotov, os americanos Jeff Williams e Timothy Creamer, e o japonês Soichi Noguchi.

Continua após a publicidade



Passeio espacial
Hoje a equipe da Endeavour realiza a primeira caminhada espacial das três programadas para a missão que vai durar no total 13 dias. O objetivo principal da missão é anexar à ISS o módulo pressurizado de trabalho "Tranquility", além de uma cúpula panorâmica de seis janelas, que permitirá uma melhor capacidade de observações da Terra e do espaço.

Os astronautas Behnken e Patrick removerão a cobertura de proteção do módulo Unity, que receberá o módulo Tranquility com auxílio do braço robótico. Em seguido os astronautas instalarão quatro sistemas de cabos entre as unidades, necessários à alimentação e comunicação do módulo.

A saída dos astronautas ocorrerá à 00h09 de quinta para sexta-feira e poderá ser acompanhada ao vivo através do Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Assista!


Vídeo: Momento da acomplagem entre a Estação Espacial Internacional e o ônibus espacial Endeavour. Crédito: Nasa-TV/Youtube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -