Procure no Apolo11
Segunda-feira, 19 fev 2024 - 09h56
Por Rogério Leite

Módulo IM-1 envia primeiras imagens e se prepara para pouso na Lua

Após lançamento bem sucedido a partir do Centro Espacial Kennedy, nos EUA, o módulo lunar IM-1 fez as primeiras imagens e enviou aos controladores diversas cenas que mostram a Terra vista do espaço. Até o momento, tudo corre perfeitamente bem e o módulo deverá pousar na superfície da Lua na próxima quinta-feira, dia 22.

Imagem panorâmica mostra detalhes da nave IM-1, tendo a Terra ao fundo. Crédito: Intuitive Machines.
Imagem panorâmica mostra detalhes da nave IM-1, tendo a Terra ao fundo. Crédito: Intuitive Machines.

O módulo, batizado Intuitive Machines IM-1 partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em 15 de fevereiro, à 03h05 BRT (Horário de Brasília). O lançamento também marcou a volta das atividades do Complexo de lançamento 39A, local de lançamento de as missões Apollo, exceto uma.

A nave foi lançada no topo de um foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, que também é proprietária da Intuitive Machines.

Continua após a publicidade


Cena registrada pela câmera robótica da IM-1 mostra o módulo de pouso Odysseus tendo a Terra como plano de fundo.
Cena registrada pela câmera robótica da IM-1 mostra o módulo de pouso Odysseus tendo a Terra como plano de fundo.

Se tudo der certo, o módulo de alunissagem da IM-1 – apelidado de Odie – deverá ser a primeira nave espacial estadunidense a fazer uma alunissagem suave na superfície da Lua desde que a última missão Apollo ali chegou em 1972. De acordo com os controladores, a Odie deverá tocar o solo em 22 de fevereiro.

Além de levar à Lua algumas cargas científicas da NASA, a IM-1 também transporta cargas comerciais. Segundo a Intuitive Machines, o objetivo será transportar rotineiramente muitas cargas privadas até o satélite natural da Terra e com isso criar uma economia lunar comercial, abrindo caminho rapidamente para a presença humana sustentável na Lua e em sua orbita.

O módulo de pouso Odysseus, ou Odie, é um cilindro hexagonal com cerca de 4 metros de altura e 1.5 metros de largura. O veículo pesa 1900 kg e de acordo com a Intuitive Machines pode transportar até 100 kg de carga até a lua.

Pouso na Lua
A sonda Odie pousará na lua na região de Malapert, uma cratera próxima do polo sul e deverá operar por cerca de 14 dias terrestres sob a luz solar.

Transporte Terra-Lua
A missão é uma parceria entre a Nasa e Intuitive Machines e inclui um total de três atividades. Esta missão surge apenas um mês depois que outra empresa privada, a Astrobotic, ter tentado pousar na Lua sua nave Peregrine, que não completou a tarefa devido a um vazamento de combustível ocorrido logo após a decolagem, o que a fez cair de volta na Terra.

No mês passado, a agência espacial do Japão, JAXA, pousou na Lua com sucesso a missão SLIM. No entanto, uma falha no pouso fez a nave descer de ponta cabeça, mas de modo geral o objetivo de descer com precisão uma nave na Lua foi atingido.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather -