Procure no Apolo11
Quarta-feira, 2 dez 2009 - 12h57

Módulo Soyuz TMA-15 retorna com sucesso à Terra

A nave russa Soyuz TMA-15 com três tripulantes a bordo, aterrissou com sucesso no Casaquistão nesta terça-feira (1) às 5h17, no horário de Brasília, segundo informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia. O local da aterrissagem aconteceu a cerca de 80 quilômetros da cidade de Arkalyk.


Clique para ampliar

No módulo de retorno estavam a bordo o cosmonauta russo Roman Romanenko, o canadense Robert Thirsk e o belga Frank de Winne. A tripulação permaneceu 188 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).

A cápsula se soltou da nave e ingressou na atmosfera terrestre a uma altura de 140 quilômetros da superfície do mar Mediterrâneo. O resgate do módulo e dos tripulantes aconteceu com o apoio de 12 helicópteros militares e três aviões que seguiram sua aterrissagem.

Continua após a publicidade


Os Estados Unidos deverão continuar utilizando as naves espaciais soyuz depois de 2010 para colocar astronautas em órbita. A expectiva é de que a Nasa aposente seus ônibus espaciais já no próximo ano.



Foto: Equipes de resgate chegam próximo à cápsula Soyuz TMA-15, após a aterrisagem no deserto do Casaquistão. A nave pousou a 80 km de distância da cidade de Arkalyk. Crédito: Roscosmos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -