Segunda-feira, 7 mai 2012 - 09h26

Momento histórico: Ônibus espacial acoplado à estação espacial MIR

Há muitos anos atrás, quando a Estação Espacial Internacional ainda nem existia, diversas manobras de acoplamento já aconteciam no espaço. E as que chamavam mais a atenção eram aquelas feitas entre os ônibus espaciais americanos e a Estação Espacial russa Mir, a 400 km de altitude.

Nesta foto, feita pelo astronauta russo Nikolai Budarin a partir de uma nave Soyuz, vemos uma desses belos momentos. A cena mostra o primeiro acoplamento entre um ônibus espacial americano e o complexo espacial russo, no dia 4 de julho de 1995.

Durante essa missão, batizada de STS-71, os astronautas americanos responderam diversas perguntas de estudantes, feitas através de estações operadas por radioamadores. Antes desse dia, em 3 de fevereiro do mesmo ano o ônibus espacial Discovery já havia realizado operações junto a MIR durante a missão STS-63, mas sem acoplamento. Operações similares foram realizadas por diversas vezes, a última delas em junho de 1998.

A MIR começou a ser construída em 19 Fevereiro de 1986 e foi concebida para se manter em órbita até 1991, mas permaneceu no espaço por mais 10 anos até que em 23 de março de 2001 reentrou na atmosfera sobre o oceano Pacífico sul, próximo às ilhas Fiji, encerrando 15 anos de permanência russa no espaço.


Artes: No topo, primeiro acoplamento entre a Estação Espacial Mir e um ônibus espacial americano, o Atlantis. Acima, reentrada da Estação Espacial Mir acima das ilhas Fiji, no Pacífico sul, em março de 2001. Crédito: Nasa, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax