Quarta-feira, 9 dez 2009 - 08h57

Momento histórico: sonda se aproxima e mostra detalhes da Lua

Há pouco mais de 20 anos, a agência espacial americana lançou ao espaço a sonda interplanetária Galileo. O objetivo da sonda era estudar Júpiter e suas luas e foi colocada a caminho do gigante gasoso pela tripulação do ônibus espacial Atlantis, durante a missão STS-34.


Clique para ampliar

O lançamento da Galileo ocorreu no dia 18 de outubro de 1989 e seis anos depois, em 7 de dezembro de 1995, chegou ao seu destino, após receber impulsos gravitacionais da Terra e de Vênus. Apesar de diversos problemas com seu sistema de antenas, Galileo conduziu a primeira aproximação de um asteroide, além de descobrir a primeira lua de um objeto desse tipo. Além de ser a primeira a orbitar o gigantesco planeta, a sonda também lançou em sua atmosfera um explorador de menor porte, que transmitiu valiosas informações sobre a atmosfera joviana.

Como parte das comemorações dos 20 anos de lançamento da sonda, a Nasa divulgou esta semana uma das mais belas fotos feitas pela sonda, onde o destaque não é o planeta Júpiter ou seus satélites, mas a nossa velha e conhecida Lua, vista na imagem com impressionante riqueza de detalhes.

A cena foi captada pela Galileo no dia 7 de dezembro de 1992, exatamente 3 anos antes de chegar a Júpiter, durante uma das manobras de assistência gravitacional que a arremessou em direção ao gigantesco planeta gasoso.

O mosaico colorido foi criado a partir de 18 imagens feitas pelo sistema de sensoriamento da sonda, onde um filtro de tonalidade verde foi empregado para captar as imagens. No canto superior esquerdo destaca-se o escuro Mare Imbrium (Mar das Chuvas) com 1123 km de diâmetro e no canto esquerdo inferior o Mar da Tranquilidade, ou Mare Tranquillitatis, uma região lunar feita de lava basáltica solidificada e palco do pouso do Módulo Lunar Eagle, da missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

A paisagem circular escura vista na parte de baixo da imagem é o Mar das Crises, ou Mare Crisium, uma região bastante plana com 605 km de diâmetro, formada a 3.85 bilhões de anos. Uma amostra de solo dessa região foi trazida à Terra no dia 22 de agosto de 1976 pela sonda soviética Luna 24.


Fim da Missão
A missão Galileo foi uma das mais importantes viagens científicas interplanetárias , fornecendo dados até hoje estudados pelos pesquisadores. No dia 21 de setembro de 2003, após 14 anos no espaço, a nave foi arremessada contra a atmosfera de Júpiter a 50 km/s, evitando que bactérias levadas da Terra pudessem contaminar as luas do sistema joviano.



Foto: Lua, fotografada pela sonda interplanetária Galileo 3 anos antes de chegar a Júpiter, em 7 de dezembro de 1992. Crédito: NASA/JPL/USGS/WWW.APOLO11.COM

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron