Terça-feira, 28 nov 2006 - 09h38

Monte Etna volta a dar sinais de erupção

Um dos mais ativos vulcões da Terra, o Monte Etna, voltou a dar sinais atividade. No último final de semana, em órbita sobre o sul da Itália, o satélite de sensoriamento Aqua captou esta imagem, que mostra uma espessa coluna de fumaça e cinzas vulcânicas.

A atividade vulcânica fez com que as autoridades locais fechassem o principal aeroporto no leste da Ilha da Sicília, onde se localiza o vulcão.

A imagem, captada no dia 24 pelos sensores MODIS de resolução moderada, a bordo do satélite, mostra a escura pluma vulcânica marrom-avermelhada soprando desde o topo da montanha na direção sudeste, onde gradualmente parece se dissipar.

Utilizando sensores térmicos, o satélite também detectou pontos quentes no cume da montanha, contrastando com as temperaturas mais baixas nas áreas ao redor.

Na imagem, a região costeira do sul da ilha aparece em cores azuladas, provavelmente devido aos sedimentos trazidos à tona pelas ondas ou levadas ao mar Mediterrâneo pela fluxo fluvial. O sedimento é altamente refletivo quando visto em diferentes comprimentos de onda, por isso se destaca contra as águas mais rasas.


Monte Etna
O Monte Etna se localiza na ilha da Sicília, no sul da Itália, sobre as coordenadas 37.73N e 15.00 E, e se eleva a 3350 metros acima do mar.

O Etna tem o maior número de erupções documentadas, marcadas por uma grande variedade de estilos de erupções. O primeiro registro de sua atividade é do ano de 1500 antes de Cristo e o mais recente, de julho de 2006

Em 1669, uma grande erupção destruiu completamente as cidades de Nicolosi e Catânia em apenas 15 dias. Em 1971 outra violenta explosão detruiu o observatório vulcanológico e em 1979 outro evento ceifou a vida de nove pessoas.

O Etna é um vulcão do tipo escudo ou blindado, formado por grandes estruturas vucânicas com amplas áreas de cumes e flancos de pequena inclinação. O nome escudo refere-se ao perfil muito semelhante a um "escudo de guerreiro". A montanha é basicamente constituída de fluxos basálticos de lava.

Quer ver mais imagens como esta? Consulte nosso banco de imagens!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe