Terça-feira, 2 jun 2015 - 18h03
Por Rogério Leite

Motores funcionam e vela solar LightSail 1 abre no espaço!

Motores funcionam e vela solar LightSail 1 abre no espaço!Atualização: 08 jun 2015 - 09h30Após uma série de contratempos que ainda estão sendo analisados, a vela solar LightSail finalmente abriu. O artefato tem 36 metros quadrados e se tudo estiver certo poderá ser vista cruzando o céu noturno, inclusive do Brasil.

Vela Solar Lightsail-1 na bancada
Clique para ampliar

A abertura da vela solar da Lightsail 1 ocorreu na tarde domingo, as 16h47 BRT (19:47 UTC), quando o artefato se encontrava acima do oceano Pacífico, ao largo da costa oeste dos EUA.

RASTREIE PELO SATVIEW

De acordo com o pessoal da instituição Planetary Society, que coordena a operação da vela, havia muitas incertezas sobre o sucesso da operação, uma vez que o artefato está apresentando uma série de problemas desde que foi lançado.

Correndo contra o tempo e entendendo que missão poderia não ser concluída devido às falhas, a equipe da Planetary Society resolveu abrir a vela o mais rápido possível e escolheram a tarde de domingo para fazê-lo, quando a LightSail 1 entrasse no alcance da estação da Cal Poly, na Califórnia.

Quando os sinais da vela foram captados, as condições não eram das mais favoráveis. A nave estava muito próxima ao horizonte, mas os poucos pacotes de telemetria recebidos mostravam que as baterias estavam finalmente recebendo carga dos painéis solares, condição fundamental para o acionamento dos motores que abririam a vela solar.

Vela Solar Lightsail-1 equipe do Cal poly
Equipe do Cal Poly e Planetary Society

Imediatamente, os engenheiros transmitiram as ordens para acionamento dos motores e ficaram ansiosamente aguardando pelo novo pacote de dados de telemetria, que confirmaria ou não o desenrolar da vela.

Quando a LightSail 1 estava praticamente fora do alcance, a antena direcional da Cal Poly recebeu o último pacote de dados e o resultado foi o melhor possível. Os motores haviam sido acionados e a câmera externa estava pronta para registrar imagens.

Agora, os responsáveis pelo projeto estão aguardando novos dados de telemetria e também elementos orbitais divulgados com maior frequência de atualizações, uma vez que a pressão do vento solar deverá alterar os parâmetros necessários para rastreio.

A equipe também solicita aos radioamadores em todo o mundo que enviem os sinais de telemetria e também pede aos astrônomos amadores possíveis imagens das passagens.

Se a abertura da vela estiver confirmada, a LightSail 1 poderá ser vista nos instantes próximos ao nascer e por do Sol, inclusive no Brasil.

RASTREIE PELO SATVIEW


LightSail passa em silêncio sobre São Paulo
Atualização: 06 jun 2015 - 14h51

O vídeo mostra a passagem da vela solar LaightSail 1 sobre São Paulo às 14h05 BRT (Hora de Brasília) ao mesmo tempo em que o receptor AOR 8000 tenta detectar qualquer sinal de vida da vela solar.


Veja o vídeo

Em nota, os responsáveis pela missão informaram que os sinais também não foram captados na Cal Poly, na Califórnia, por onde a nave passou minutos antes.




Com problemas, vela solar passa em silêncio e não abre no espaço
Atualização: 06 jun 2015 - 11h10
A missão da nave experimental LightSail 1 pode estar com os dias contados e talvez nem consiga abrir a vela que a impulsionará no espaço. O artefato continua com problemas nas baterias que não estão sendo carregadas pelos painéis solares.

Vela Solar Lightsail-1
Clique para ampliar

Desde o início, a telemetria indicava alguns problemas relacionados ao sistema de alimentação, o que pode ter sido a causa do reset inesperado e da intermitência nas transmissões. Em todas as passagens sobre o Brasil, a nave passou em absoluto silêncio sobre a estação do Apolo11.com.

Na quarta-feira, o engenheiros do Cal Poly (California Polytechnic State University) enviaram comando à LightSail 1 para que a nave abrisse os painéis solares, operação que foi considerada bem sucedida de acordo com os pacotes de dados enviados pela nave algumas orbitas mais tarde.

Temendo novos problemas com as baterias, o comando da missão resolveu antecipar a abertura da vela solar para sexta-feira, 5 de junho, mas por diversas vezes a nave passou em silêncio pelo Cal Poly. Na última vez em que a equipe conseguiu contato, a telemetria indicava que as baterias estavam quase descarregadas.

Nas passagens subsequentes a nave voltou a passar em silêncio. Foram enviados diversos comandos às cegas na tentativa de desbloquear o silenciador do rádio de bordo da Lightsail, mas até agora não houve qualquer retorno por parte do satélite.

Acredita-se que a nave está com as baterias descarregadas, o que fez o computador de bordo entrar no modo de segurança até que o nível da alimentação atinja o valor nominal. No entanto, se os painéis solares não estiverem recarregando as baterias a missão poderá ser considerada perdida, restando apenas aguardar a reentrada da LightSail na atmosfera.

Nota: Na tarde sábado a LightSail fará uma passagem bastante favorável sobre a estação São Paulo. O Apolo11.com tentará captar o sinal da vela caso o transmissor esteja operando e informar isso posteriormente ao Cal Poly.

Dedos cruzados.




Atualização: 03 jun 2015 - 16h30
LIGHTSAIL 1: Comando da missão abrirá a vela solar na sexta-feira
O comando para abertura dos paineis foi enviado hoje às 09h30 BRT, mas ainda não temos confirmação oficial da abertura.

Não conseguimos receber telemetria durante a passagem sobre o Brasil na tarde de quarta-feira, mas os dados recebidos pela equipe da Lightsail mostram que a temperatura do painel solar era de -48 graus, o que indica que podem ter sido abertos corretamente.

Para rastrear a LIGHTSAIL-1, saber onde ela está e quando passará sobre sua cidade acesse nosso site SATVIEW

Em breve, um dos desafios será acompanhar a LightSail quando a vela estiver aberta, provavelmente na sexta-feira, uma vez que os elementos orbitais (dados numéricos que permitem calcular a posição de um objeto em orbita) precisarão ser atualizados várias vezes ao dia.

Depois de aberta a vela, a nave passará a ser propelida pela pressão do vento solar e as leis de Newton não serão as únicas responsáveis na determinação da orbita da LightSail, tornando os cálculos impreciso. Um desafio!


Vela solar LIGHTSAIL 1 pode abrir sua vela nesta quarta-feira
Os motivos que levaram o controle da missão a antecipar a abertura da estrutura estão relacionados à instabilidade do software de bordo, que apresentou problemas e deixou a nave sem contato com os operadores durante 9 dias.

Clique para ampliar

A previsão inicial para a abertura da vela era 17 de junho.

De acordo com a equipe, o contato só foi restabelecido após um reboot inesperado e que segundo alguns pode ter sido causado por alguma partícula de alta energia (raios cósmico) que atingiu o pequeno satélite.

Depois de aberta A LIGHTSAIL 1 ocupará uma área de 36 metros quadrados e poderá ser vista cruzando o céu antes da alvorada e após o pôr do Sol, inclusive no Brasil.

Especialistas acreditam que o brilho da LIGHTSAIL atingirá entre -5 e -6 magnitudes, o que equivale a duas vezes o brilho do planeta Vênus.

Agora
No momento, a vela solar ainda está fechada e o pequeno satélite está apenas transmitindo dados de telemetria na frequência de 437.435 MHz, bastante fácil de ser recebida e decodificada pelos interessados.

O artefato foi colocado em torno da Terra em uma orbita elíptica com apogeu de 702 km e perigeu de 355 km.

A vela é um projeto experimental anunciado em 2009 e desenvolvido pela Planetary Society, uma organização global sem fins lucrativos dedicada à exploração do espaço.

Para saber mais sobre a LIGHTSAIL 1 acesse https://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Experimental_Vela_solar_em_forma_de_pipa_ja_esta_no_espaco!&posic=dat_20150522-114855.inc

Para rastrear a LIGHTSAIL-1, saber onde ela está e quando passará sobre sua cidade acesse nosso site SATVIEW

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel