Terça-feira, 13 mai 2008 - 09h02

Muito brilhante, Vênus já é visível cruzando o disco solar

Sem dúvida, as imagens transmitidas pelo satélite de observação solar Soho são sempre muito interessantes. Além dos grandes flares solares, que liberam enormes bolhas de gases ionizados ao espaço em forma de explosões, podemos apreciar também as constelações e planetas que vez por outra desfilam seu brilho frente às lentes.

Do mesmo modo que em abril o planeta Mercúrio apareceu transitando no campo de visão dos instrumentos, nos próximos dias o brilhante planeta Vênus também estará cruzando as lentes do observatório solar, e já pode ser visto e acompanhado por quem quiser!

A imagem acima foi recebida na manhã de 13 de maio de 2008 e nela podemos ver que Vênus, bastante brilhante, já é perfeitamente visível no canto direito da cena, captada através do instrumento Lasco C3. Nos próximos dias o planeta estará cruzando o campo de visão, até desaparecer no lado esquerdo.



Posição orbital
Enquanto Sol está neste momento a 151 milhões de quilômetros da Terra, Vênus está a quase o dobro desta distância, a 256 milhões de quilômetros. Observando o gráfico orbital, vemos que em determinado momento Vênus será eclipsado pelo Sol durante alguns dias e logo em seguida surgirá novamente.

Você pode acompanhar diariamente o deslocamento de Vênus e outros planetas frente ao disco solar. Para isso o Apolo11 mantém uma página chamada Atividade Solar, onda as imagens captadas pelo satélite e recebidas diversas vezes ao dia podem ser vistas através de animação. Além das imagens a página também fornece diversos parâmetros e informações solares, inclusive prognósticos de tempestades e flares solares.

Clique aqui para acompanhar as imagens!


SOHO
SOHO significa Solar and Heliospheric Observatory (Observatório Solar e Heliosférico). Como seu nome diz, é um observatório especializado no estudo do Sol, com instrumentos desenvolvidos especificamente para esta finalidade.


Lasco C3
A imagem azul mostrada acima é captada por um instrumento conhecido como Lasco C3, um coronógrafo com campo de visão que engloba 32 diâmetros do sol. De forma bem simplificada, um coronógrafo é um instrumento utilizado para estudar a coroa solar e consiste de um anteparo colocado à frente da objetiva. Esse anteparo bloqueia a intensa luz direta da estrela, permitindo observar a luz emanada pela coroa solar.

O satélite SOHO mantém o Sol sob constante observação. Fica localizado a uma distância de 1.5 milhão de quilômetros de distância da Terra, em uma órbita do tipo halo. Nesta distância, as atrações gravitacionais do Sol e da Terra se igualam e se anulam, mantendo o satélite em posição estática com relação ao Sol. A missão SOHO é operada pela Agência Espacial Européia, ESA.

Artes: No topo, imagem captada pelo satélite Soho, da agência espacial européia. Acima, gráfico mostra a posição dos planetas dentro de suas órbitas, no dia 13 de maio de 2008.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy