Terça-feira, 13 mai 2008 - 09h02
Sem dúvida, as imagens transmitidas pelo satélite de observação solar Soho são sempre muito interessantes. Além dos grandes flares solares, que liberam enormes bolhas de gases ionizados ao espaço em forma de explosões, podemos apreciar também as constelações e planetas que vez por outra desfilam seu brilho frente às lentes.
Do mesmo modo que em abril o planeta Mercúrio apareceu transitando no campo de visão dos instrumentos, nos próximos dias o brilhante planeta Vênus também estará cruzando as lentes do observatório solar, e já pode ser visto e acompanhado por quem quiser! A imagem acima foi recebida na manhã de 13 de maio de 2008 e nela podemos ver que Vênus, bastante brilhante, já é perfeitamente visível no canto direito da cena, captada através do instrumento Lasco C3. Nos próximos dias o planeta estará cruzando o campo de visão, até desaparecer no lado esquerdo.
Você pode acompanhar diariamente o deslocamento de Vênus e outros planetas frente ao disco solar. Para isso o Apolo11 mantém uma página chamada Atividade Solar, onda as imagens captadas pelo satélite e recebidas diversas vezes ao dia podem ser vistas através de animação. Além das imagens a página também fornece diversos parâmetros e informações solares, inclusive prognósticos de tempestades e flares solares.
O satélite SOHO mantém o Sol sob constante observação. Fica localizado a uma distância de 1.5 milhão de quilômetros de distância da Terra, em uma órbita do tipo halo. Nesta distância, as atrações gravitacionais do Sol e da Terra se igualam e se anulam, mantendo o satélite em posição estática com relação ao Sol. A missão SOHO é operada pela Agência Espacial Européia, ESA. Artes: No topo, imagem captada pelo satélite Soho, da agência espacial européia. Acima, gráfico mostra a posição dos planetas dentro de suas órbitas, no dia 13 de maio de 2008. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O erro é inerente ao ser humano. O que importa é não passar da cota diária" - Jonh Nigro -