Procure no Apolo11
Terça-feira, 4 jul 2006 - 08h47

NASA confirma para hoje o lançamento da Discovery

Mesmo após os técnicos terem encontrado uma rachadura próximo à uma das placas de espuma isolante do tanque externo, a agência espacial americana, NASA, confirmou para hoje o lançamento do ônibus espacial Discovery. A nave deverá ir ao espaço às 15h38 (Hora de Brasília), e como das outras vezes, será retransmitida ao vivo pelo Apolo11.com.

A rachadura foi encontrada no domingo à noite em uma inspeção de rotina, em uma abraçadeira (foto) que sustenta uma das placas de espuma isolante próximas à linha de alimentação de oxigênio líquido. Segundo a NASA a causa da rachadura teria sido a água da chuva que após se acumular próximo à linha de alimentação, congelou e provocou a rachadura.

Segundo a NASA, análises posteriores efetuadas ao redor da abraçadeira indicaram que o local não oferece risco de aquecimento durante a fase de reentrada do ônibus espacial. Uma outra análise, utilizando um equipamento conhecido como boroscópio, mostrou que todo o resto da estrutura está livre de problemas.

Há alguns dias, dois engenheiros foram demitidos após se colocarem contra o atual lançamento. Ambos sugeriram que o lançamento deveria ser adiado devido às preocupações de que a partes da espuma poderia se soltar do tanque e danificar o ônibus espacial. A espuma que bateu na asa do Columbia foi culpada pela desintegração do ônibus sobre o Texas.

Continua após a publicidade



Previsão do Tempo
A previsão do tempo próximo à base de lançamento indica uma situação 60% favorável ao lançamento. Esse número cai para 40% se o lançamento for adiado para quarta-feira. A informação é do

A equipe de sete membros do Discovery vai testar a inspeção e as técnicas de reparo do ônibus, levar suprimentos e equipamentos à ISS , além de enviar o astronauta alemão Thomas Reiter, da Agência Espacial Européia, para uma estadia de seis meses a bordo da ISS.

Fotos: Região próxima ao tanque de combustível onde foi achada a rachadura.


Veja ao vivo !
Além de acompanhar ao vivo a cobertura do lançamento da Discovery, você também pode acompanhar minuto a minuto a posição da Estação Espacial Internacional. Experimente. Clique aqui ! .

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -