Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quarta-feira, 13 jul 2005 - 15h25
Por

NASA decide adiar novamente o lançamento da nave Discovery

A Nasa, a agência espacial americana, adiou o lançamento do ônibus espacial Discovery, que estava previsto para esta quarta-feira. O motivo ainda não foi determinado. Pouco antes do anúncio, a agência havia reduzido de 60% para 40% as chances de vôo ocorrer por causa de tempo.

Uma entrevista coletiva deve ser anunciada para determinar o motivo e falar sobre uma nova data.

A expectativa é que se possa tentar novamente o lançamento ainda nesta quinta-feira - a janela de oportunidade para o vôo vai até dia 31 de julho e um lançamento pode ser tentado em qualquer até essa data.

Os astronautas chegaram a embarcar na nave, mas tiveram que deixá-la depois da decisão.

Expectativa
Depois de julho, a próxima janela de oportunidade só será aberta em setembro. O lançamento da Discovery, quando ocorrer, será o primeiro desde o acidente com o ônibus espacial Columbia em fevereiro de 2003.

O cancelamento significa uma grande frustração para a Nasa, que vê nessa missão uma chance de retomar a confiança da população americana no programa do ônibus espaciais.

A incerteza sobre o lançamento aumenta a expectativa em torno deste vôo, considerado fundamental também para o programa de exploração espacial dos Estados Unidos em geral.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Um general estúpido é capaz de ganhar batalhas quando o general inimigo é mais estúpido ainda" - B. Shaw