Procure no Apolo11
Quinta-feira, 31 out 2019 - 18h36
Por Rogério Leite

Não são moscas espaciais. É a Estação Espacial cruzando o disco solar.

Atualmente, o Sol tem passado por um longo período de calmaria, em que manchas solares são muitas raras de serem vistas. Mas às vezes acontece da Estação Espacial passar na frente do disco solar e criar uma pseudo mancha muito rápida, somente registrada através de fotografias.

Estação Espacial cruzando a frente do disco solar. Crédito:  Eduardo Schaberger Poupeau.
Estação Espacial cruzando a frente do disco solar. Crédito: Eduardo Schaberger Poupeau.

Normalmente, a Estação Espacial Internacional, ISS, é visível apenas à noite. Ela vaga lentamente pelo céu noturno e dependendo na forma de um ponto bastante brilhante.

No entanto, a ISS é visível apenas logo após o pôr do sol ou logo antes da alvorada, uma vez que ela reflete a luz do sol quando os raios bate de forma obliqua em sua estrutura. Quando a ISS penetra na sombra da Terra, desaparece.

Continua após a publicidade


A única ocasião em que a ISS é visível durante o dia é quando ela passa bem na frente do sol. Mas ela passa tão rapidamente que apenas as câmeras que fazem curtas exposições conseguem congelar sua silhueta, tendo o Sol ao fundo.

A imagem que vemos acima foi feita exatamente dessa forma. Ela é o resultado de 19 cliques feitos em um intervalo de 1.25 segundo, disparados na província de Santa fé, na Argentina. A câmera foi acoplada a um telescópio H-alpha, capaz de registrar a cromosfera solar, borbulhando a uma temperatura de 10 mil kelvins.

Após a rajada de cliques, o autor da foto, Eduardo Schaberger Poupeau, agrupous cada uma das cenas e criou esta maravilhosa composição onde vemos, além das proeminências na borda do Sol, todo o percurso da ISS na forma de pequenas manchinhas, similares a mosquitos imitando as sumidas manchas solares.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -