Terça-feira, 17 out 2006 - 06h35

Nasa anuncia a construção do mais novo observatório espacial

Na última sexta-feira a agência espacial americana, Nasa, anunciou a aprovação da construção de seu mais novo telescópio espacial. O aparelho observará as estrelas e galáxias mais próximas através do espectro infravermelho.

O telescópio, conhecido por Wise, (tradução das iniciais de "Explorador Infravermelho de Campo Amplo" ) foi planejado durante os últimos oito anos e deverá será colocado em órbita no final de 2009. O custo total do projeto será de aproximadamente 200 milhões de dólares.

"No céu há um campo infravermelho que está cheio de surpresas. Ao examiná-lo encontraremos objetos novos e inesperados", anunciou Edward Wright, principal cientista do Wise.

Segundo comunicado do JPL, Laboratório Propulsão a Jato, o novo observatório espacial buscará todos os tipo de originais celeste, entre eles estrelas anãs marrom, que estão mais próximas da Terra.

As anãs marrom são enormes concentrações de gás que surgem como estrelas, mas carecem da massa necessária para ter sua própria combustão e brilhar como as estrelas normais. Por causa dessa fraca luminosidade, sua luz se situa na faixa do infravermelho próximo do espectro e alcançam temperaturas de aproximadamente 727 a 3127°C. Essa luz poderá ser detectada pelos instrumentos do Wise.

Segundo Peter Eisenhardt, um dos cientistas do projeto, há muitas anãs marrom no universo, mas não encontramos porque são muito fracas para serem detectadas através da luz visível.

O telescópio Wise também poderá detectar as galáxias mais luminosas do universo, algumas a mais de 11,5 bilhões de anos luz da Terra.

Segundo o comunicado divulgado, os sensores Wise serão 500 vezes mais sensíveis que os do satélite IRAS (Satélite Astronômico Infravermelho), que deixou de operar em novembro de 1983 após dez anos de funcionamento.

Durante seu tempo de vida, o satélite IRAS, uma operação conjunta entre a Nasa e a ESA, Agência Espacial Européia, detectou cerca de 350 mil fontes de luz infravermelha. Entre suas descobertas estão um disco de pó cósmico em torno da estrela Vega e também de seis cometas e emissões procedentes de outras galáxias, incluindo a Via Láctea.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson