Procure no Apolo11
Terça-feira, 16 jun 2009 - 11h39

Nasa confirma lançamento da sonda LCROSS de impacto lunar

A agência espacial americana, Nasa deverá lançar na próxima quinta-feira o foguete Atlas V que levará as sondas LCROSS e LRO com destino à Lua. O objetivo das sondas é estudar as condições para a existência de vida humana no satélite, incluindo a tentativa de descobrir se existe água em uma das crateras lunares.

O foguete deveria ser lançado na quarta-feira, dia 17 de junho, mas foi adiado por um dia para não coincidir com o lançamento do ônibus espacial Endeavour, que teve seu lançamento reprogramado devido a uma falha durante o abastecimento de combustível.

Uma das sondas, a LRO, deverá orbitar a Lua a uma altitude de apenas 50 quilômetros enquanto a outra se chocará contra a superfície entre 7 e 11 de outubro, produzindo uma coluna de fragmentos de 6 mil metros de altitude, que será estudada por instrumentos. O objetivo será analisar a composição química da nuvem ejetada e verificar se existe sinais de hidrogênio molecular, que pode significar a presença de água.

Continua após a publicidade


O choque ocorrerá em uma das crateras polares que não recebem a luz solar há milhões de anos e por isso podem conter depósitos de água congelada sob temperaturas de 200 graus Celsius negativos.

O Impacto
"Se o estágio propulsor da LCROSS atingir uma parte do regolito lunar que contenha pelo menos 0.5% de água gelada, conseguiremos detectar seu sinal na pluma ejetada", disse Anthony Colaprete, principal cientista da missão LCROSS ligado ao centro Ames da Nasa.

O choque acontecerá a uma velocidade de 9 mil km/h e produzirá uma explosão equivalente a 1 tonelada de TNT. O impacto ejetará uma grande quantidade de material das profundezas da cratera, expondo-o à luz solar. Se houver gelo, ele será pulverizado e a luz ultravioleta do Sol quebrará suas moléculas em hidrogênio (H) e hidróxido (HO), permitindo que os sensores da LCROSS e da LRO em órbita, detectem dentro espectro infravermelho a assinatura típica do H2O, além da assinatura do HO em 308 nanômetros.

Saiba mais sobre a sonda LCROSS



Foto: No topo, técnicos completam as conexões entre as sondas LRO e LCROSS e o foguete Atlas V, no complexo de lançamento 41 de Cabo Canaveral, na Flórida. Acima, esquema do impacto da sonda Lcross contra a superfície lunar. Créditos: Nasa/Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -