Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quinta-feira, 7 jan 2010 - 11h26
Por

Nasa divulga imagem espelhada da Península da Calábria

A agência espacial americana (Nasa) divulgou esta semana mais uma belíssima fotografia em alta resolução tirada por astronautas na Estação Espacial Internacional. A imagem mostra a Península da Calábria, no sudoeste da Itália. É exatamente “o dedo do pé” da bota da Itália.

Calábria, na itália  vista da Estação Espacial
Clique para ampliar

A luz do sol refletida nas águas dos mares Tirreno e Jonico criaram um belo efeito espelhado na imagem. Os tons amarelados se misturam às áreas de nuvens. Por causa do efeito da luz na água a imagem aparece em perspectiva, diferente de uma simples visão aérea do local.

Dois tipos de nuvens também são claramente observados. Na camada mais baixa estão vários aglomerados de nuvens que são os cúmulos. Nas altitudes mais elevadas estão as nuvens mais ralas, os altostratus, espalhados por causa dos ventos.

O Estreito de Messina, também visto na imagem, marca a fronteira entre o litoral da Itália e a ilha da Sicília. A paisagem foi observada no momento em que a ISS passava sobre a Romênia, ao nordeste da Calábria.


Foto: A cena mostra a região da Calábria, no sul da Itália, fotografada pelos astronautas da Estação espacial Internacional quando esta orbitava o noroeste da Romênia. Crédito: Nasa.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A origem da ação é a falta de fantasia; é a última saída para aqueles que não sabem sonhar." - Oscar Wilde