Quinta-feira, 4 nov 2010 - 14h47

Nasa divulga primeiras imagens captadas do cometa Hartley 2

Eram exatamente 12h31 pelo horário de Brasília quando os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, romperam o silêncio e passaram a comemorar. E não era para menos. Depois de diversos minutos enviando apenas dados de telemetria, a sonda Deep Impact passou a enviar as primeiras imagens do cometa Hartley 2, a mais de 32 milhões de quilômetros de distância.

Primeira imagem do cometa Hartely 2
Clique para ampliar

As imagens haviam sido feitas momentos antes, quando a sonda atingiu o ponto de maior aproximação do cometa, mas devido a orientação da antena com relação à Terra as imagens não puderam ser transmitidas ao vivo.

À medida que a sonda se aproximava do cometa, imagens e dados captados eram armazenados na memória interna da espaçonave e oito minutos depois da máxima aproximação o computador interno da sonda reorientou a antena de alto ganho, passando a enviar os dados de telemetria. As imagens começaram a ser enviadas apenas 20 minutos depois e foram captadas pela gigantesca antena de 70 metros de largura localizada no deserto de Mojave, na Califórnia, que faz parte da Rede do Espaço Profundo.

"Trabalhamos muito durante todos esses dias. Demos um duro danado, mas é muito bom ver o Hartley 2 tão de perto", disse Tim Larson, diretor da missão EPOXI junto ao JPL.

Durante a aproximação a sonda viajou sem enviar sinais telemétricos e as primeiras estimativas mostram que a Deep Impact se aproximou a cerca de 700 km de distância da superfície do cometa. Segundo o JPL, os valores exatos só serão conhecidos após a leitura dos dados enviados, o que poderá ocorrer ainda hoje.

As primeiras imagens mostram um objeto bastante irregula e muito claro, com algumas variações de cinza na tonalidade. Jatos de gás parecem ser ejetados da região inferior do cometa enquanto outro fluxo maior de partículas congeladas parece ser soprado na direção oposta ao movimento.

Em breve novas imagens deverão ser divulgadas.


Foto: Primeira imagem do cometa Hartely 2 após a aproximação da sonda Deep Impact. No vídeo, um resumo da missão e como foi a aproximação do cometa Harley 2. Crédito: Nasa/JPL

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel