Terça-feira, 30 jun 2009 - 08h12

Nasa e ESA anunciam o desligamento da sonda Ulysses

A sonda Ulysses lançada em 1990 pelo ônibus espacial Discovery será desligada nesta terça-feira (30), anunciaram a agência espacial americana (Nasa) e a Agência Espacial Européia (ESA).

Inicialmente a sonda funcionaria por cinco anos, mas surpreendentemente está há 19 anos trabalhando e desde que foi colocada no espaço já percorreu mais de 9 bilhões de quilômetros.

Há pouco mais de um ano, as agência disseram que Ulysses estava congelando e que em poucas semanas iria parar. Mas o robô continuou funcionando enviando importantes informações científicas para a Terra.

O transmissor de Ulysses será desligado hoje, pois de acordo com representantes das agências, o robô vem apresentando problemas com energia, localização e antenas que fazem com que a sonda não esteja mais em condições de operar.


Arte: Concepção artística mostra a sonda Ulysses em atividade. A sonda está há 19 anos em funcionando e já percorreu mais de 9 bilhões de quilômetros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe