Sábado, 22 out 2016 - 10h28
Por Rogério Leite

Nasa encontra destroços da sonda europeia na superfície de Marte

Uma imagem registrada pelo orbitador Mars Reconnaissance Orbiter, MRO, da Nasa, detectou duas novas marcas na superfície marciana, que de acordo com os pesquisadores, foram deixadas pelo módulo europeu Schiaparelli, que se chocou contra o solo do planeta na última quarta-feira.

Local de Impacto da sonda Schiaparelli
Clique para ver antes e depois do local de impacto da sonda Schiaparelli

A imagem mostra duas sombras de tonalidades diferentes, sendo que a mais escura seria uma mistura do local do impacto e destroços do módulo, enquanto a mais clara, a cerca de 3.5 km de distância, é provavelmente o paraquedas da sonda.

De acordo com Thierry Blancquaert, um dos responsáveis pela missão da ESA na superfície marciana, não há dúvida de que se trata da Schiaparelli. "As marcas estão exatamente onde calculamos e se considerarmos os dados telemétricos, podemos afirmar que a nave penetrou na atmosfera com velocidade acima do previsto", disse o cientista.

Esta é a segunda vez que a agência espacial europeia tenta pousar uma nave em Marte, ambas sem sucesso. Em 2003, o módulo Beagle aterrissou na superfície, mas a confirmação só veio em 2015, já que desde o momento do pouso a sonda nunca enviou sinais de funcionamento.

Leia também: Marte: ESA não sabe o que aconteceu com a sonda Schiaparelli

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Dizer a verdade é tão difícil quanto ocultá-la" - Baltasar Gracin