Quarta-feira, 14 jan 2009 - 07h41

Nasa faz descoberta sobre estrelas de baixa luminosidade

Imagens captadas pelo telescópio espacial Spitzer, da Nasa, permitiu a astrônomos norte-americanos a descoberta de um interessante par de estrelas do tipo anãs marrons.

Gliese 229b

O estudo, liderado pelo físico Adam Burgasser do Instituto Massachusetts de Tecnologia revela que o objeto em questão é duas vezes mais brilhante do que deveria ser e concluiu que na verdade se trata de um par de estrelas gêmeas anãs marrons extremamente enfraquecidas.

O curioso é que até agora os astrônomos pensavam que esse objeto fosse apenas uma estrela e não duas.

Anã Marrom
Uma estrela anã marrom é um objeto de baixa luminosidade e que não consegue iniciar a fusão de hidrogênio contido em seu núcleo. Por ser mais pesada que um planeta, mas não tão maciça quanto uma estrela, as anãs marrons são consideradas estrelas fracassadas.

Através das observações em infravermelho do telescópio Spitzer os cientistas esperam encontrar muitas outras anãs marrons desse tipo.

As observações "permitem que vejamos pela primeira vez o que a atmosfera de estrelas anãs marrons muito antigas ou de massa baixa contêm e como elas estão estruturadas," disse Burgasser.

Foto: Estrela anã marrom Gliese 229b.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês