Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Terça-feira, 10 mai 2005 - 13h33
Por

Nasa inicia operação para consertar robô em Marte

A Agência Espacial Americana (Nasa) deve iniciar hoje os primeiros passos de um plano para soltar o robô Opportunity, que está preso no solo de Marte desde o dia 26 de abril. Engenheiros tentaram simularam as condições que o veículo enfrenta no planeta para determinar a melhor maneira de libertar o robô da areia.

As rodas do Opportunity ficaram presa em uma duna de areia enquanto realizava trabalho de investigação no planeta. O robô está na ponta de uma duna de areia fofa de cerca de um terço de um metro de altura e 2,5 metros de largura.

Hoje a equipe da Nasa deve começar a enviar comandos à sonda de exploração, que tirou fotografias de suas próprias rodas para fornecer detalhes sobre o incidente.

O outro veículo explorador da Nasa em Marte, o Spirit, sofreu anteriormente um problema de software que o impedia de receber instruções da Terra. As sondas Spirit e Opportunity desceram em extremos opostos da superfície marciana em janeiro do ano passado e dois meses depois, numa das descobertas mais importantes, confirmaram que Marte já teve água no passado. Os robôs também transmitiram milhares de fotografias e dados sobre a composição química e geológica do planeta.

As dificuldades enfrentadas tinham sido previstas pelas autoridades do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, que no início deste mês decidiram mais uma vez estender as tarefas dos dois veículos. No começo, o controle da missão tinha fixado um período de operações de apenas três meses, após os quais acreditava-se que as sondas começariam a falhar e a ter problemas de energia como conseqüência da acumulação de poeira sobre os painéis solares.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Até os mais estúpidos entendem o que um rico quer dizer, mas nem os mais doutos entendem o que um pobre está dizendo" - Provérbio Chinês