Procure no Apolo11
Quinta-feira, 2 jul 2009 - 11h03

Nasa já pensa em plano alternativo para retornar à Lua

A agência espacial americana está revendo seu orçamento e já anda pensando em uma alternativa para um retorno mais barato à Lua.

Atualmente a Nasa segue o plano da construção de dois novos modelos de foguete, os Ares I e V, no valor de US$ 35 bilhões que fazem parte do programa Constellation. Mas já existe uma proposta de realizar o projeto reciclando componentes com o custo que pode ficar em US$ 6,6 bilhões.

O novo modelo seria semelhante aos atuais e utilizaria um gigantesco tanque de combustível e dois foguetes de combustível sólido. Porém ao invés do ônibus espacial, o foguete carregaria dois tipos de veículo, sendo um cargueiro e uma cápsula com os astronautas.

Continua após a publicidade


O plano é usar a mesma cápsula tripulada Órion projetada para voar com o foguete Ares I, sendo que o único veículo totalmente novo seria nave de carga. Outra vantagem é que o Centro Espacial Kennedy não precisaria ser reformado para comportar as novas tecnologias necessárias para o lançamento do Ares. Nesta opção apenas dois astronautas iriam à Lua e não três ou quatro previsto na programação inicial.

A opção não é tão potente e moderna quanto os foguetes Ares I e V, mas ainda assim é capaz de chegar à Lua.

Longe de ser especulação, a alternativa foi apresentada pelo gerente do programa de ônibus espaciais da Nasa, John Shannon a um comitê encarregado de revisar o planejamento das viagens espaciais da agência americana.

Shannon aprovou a arquitetura dos novos modelos Ares mas tem receio quanto aos valores. "Acho que os números do custo vão nos trazer problemas”, afirmou o gerente.


Foto: Nave Orion, apresentada pela Nasa em 30 de março de 2009. A cápsula é projetada para voar com o foguete Ares I e seria mantida no novo projeto. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -