Quarta-feira, 28 out 2009 - 17h13

Nasa lança com sucesso foguete sucessor dos ônibus espaciais

A Nasa lançou com sucesso nesta quarta-feira o primeiro protótipo do foguete Ares-1, que deverá substituir futuramente os ônibus espaciais. O lançamento ocorreu exatamente as 13h30 (pelo horário de Brasília) a partir da plataforma 39B, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.


Clique para ampliar

A ignição dos motores foi seguida do violento estrondo provocado pelo poderoso foguete de 1300 toneladas de empuxo, acompanhado de uma grande labareda que lembrava o lançamento dos foguetes Saturno 5, que levaram o Homem à Lua nas décadas de 1960 e 1970.

Com 107 metros de altura e 800 toneladas de peso, o foguete rapidamente ganhou altura e em poucos segundos sua velocidade já ultrapassava a barreira do som.

Os motores arderam durante dois minutos, tempo suficiente para arremessar o Ares 1-X a 240 km de distância da plataforma de lançamentos e atingir 46 km de altitude. A missão durou seis minutos, com os restos do foguete descendo de paraquedas sobre as águas do oceano Atlântico.


Foto: No topo, lançamento do foguete Ares 1-X a partir da base de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Acima, vídeo mostra o lançamento do Ares 1-X. Créditos: Nasa/Youtube/Nasa-TV.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel