Quarta-feira, 26 jun 2013 - 09h41
Por Rogério Leite
Nasa lança hoje satélite para estudar região desconhecida do Sol
Apesar de existirem diversos satélites que monitoram continuamente a atividade solar, algumas regiões da estrela ainda permanecem desconhecidas. É o caso da baixa atmosfera solar, que agora terá um telescópio espacial exclusivo para observa-la.
![]() Clique para ampliar Batizada de IRIS, a missão tem como objetivo olhar bem de perto a chamada "região de interface", uma zona com cerca de 6 mil km de espessura que os cientistas entendem como o ponto chave da transferência de energia da extremamente quente coroa solar.
Entender a dinâmica da região é fundamental para o estudo do clima espacial, pois é ali que parte da energia do Sol vaza e alimenta ainda mais o vento solar, uma espécie de fluxo de partículas carregadas que sopra continuamente da estrela. Quando essas partículas atingem a magnetosfera da Terra em altas velocidades, produzem as chamadas tempestades geomagnéticas cujos efeitos mais conhecidos são as auroras polares. Além do fortalecimento do vento solar, a maioria da radiação ultravioleta do sol também flui a partir da região da interface.
Atualização da missão IRIS: Lançamento adiado para dia 28, sexta-feira as 23:27 BRT (hora de Brasília).
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Quando o orgulho vai na frente, a vergonha e os danos vão atrás" - Provérbio francês -