Procure no Apolo11
Segunda-feira, 1 jun 2009 - 07h10

Nasa lança hoje telescópio dentro de balão gigante

O observatório Sunrise será lançado nesta segunda-feira (1) pela agência espacial americana (Nasa) direto do Centro Espacial Esrange, na Suécia. O telescópio ficará suspenso por quase uma semana dentro de uma balão gigante com cerca de um milhão de m³ de gás hélio.


O objetivo do experimento norte-americano em parceria com a Espanha e a Alemanha, é a observação do Sol. O Sunrise sobrevoará o Ártico a 37 mil metros de altura, em uma longa travessia, entre a Suécia e o Canadá. Serão captadas imagens em alta resolução da superfície solar.

O telescópio e a gôndola onde serão carregados os instrumentos científicos pesam aproximadamente 2 toneladas. Quando completamente inflado o balão será maior que um estádio de futebol.

Continua após a publicidade


Os cientistas buscam explicações sobre os fenômenos causados pelos campos magnéticos na superfície do Sol, como as manchas solares e as explosões de massa coronal. São processos responsáveis por intensas variações climáticas da Terra.

O projeto também vai testar a possibilidade da utilização de balões ao invés de foguetes em certos casos de lançamento de satélites. O valor do Sunrise é estimado entre 60 a US$ 80 milhões, enquanto um similar colocado em órbita custaria cerca de US$ 500 milhões.


Foto: Balão Sunrise antes de ser lançado. O balão é do tipo "low-pressure zero" e só adquire o máximo diâmetro nas altas camadas da atmosfera, quando os raios de Sol expande o hélio em seu interior. Crédito: Nasa/Max Planck Institute.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Uma questão nunca está terminada enquanto não está bem terminada" - Rudyard Kipling -