Sábado, 23 abr 2005 - 15h37
Nasa lança nave robótica para trabalhos espaciais
A nave espacial robótica DART, equipada com sensores e computadores de navegação foi colocada em órbita nesta sexta-feira, com o objetivo de manobras ao redor de um satélite do pentágono, sem a ajuda de astronautas ou controladores humanos. O artefato foi lançado pela Nasa da base aérea de Vandenberg, na Califórnia.
Se a missão de 110 milhões de dólares obtiver sucesso, será de a base para futuros projetos, entre eles a entrega robotizada de cargas aos ônibus espaciais e acoplamentos automáticos e reparos entre naves no espaço. O DART, (Demonstration of Autonomous Rendezvous Technology, Demonstração de tecnologia de manobras autônomas), foi montado e lançada de um avião Stargazer L-1011 às 16h25 (Hora de Brasília). O satélite de 363 quilos, preso a um foguete do tipo Pegasus, foi levado pelo avião até uma altitude de 9 mil metros, quando foi lançado. O Dart foi projetado para se encontrar com o satélite do pentágono orbitando a 800 km de altitude, lançado em 1999. O satélite leva a bordo refletores especiais para uso em sistema de orientação, similares ao usado pelo DART.
Durante a missão de 24 horas, o artefato realizará uma série de trabalhos automáticos, incluindo manobras ao redor do satélite, efetuando aproximações e movimentos ao redor. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O pobre é um estrangeiro em seu próprio país" - Provérbio -