Procure no Apolo11
Sexta-feira, 28 jun 2013 - 08h18
Por Rogério Leite

Nasa lança telescópio espacial para desvendar os mistérios do Sol

A agência espacial americana lançou com sucesso ao espaço o telescópio espacial IRIS, que tem como missão o estudo da chamada "região de interface" da baixa atmosfera solar.

Foguete Pegasus XL
Clique para ampliar

O telescópio foi posto em órbita por um foguete do tipo Pegasus XL, de três estágios, disparado a partir de um avião Lockheed L-1011 da empresa americana Orbital Sciences.

O avião decolou da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 23h27 BRT (Hora de Brasília) e uma hora depois o foguete foi disparado sobre a costa oeste dos EUA, quando a aeronave estava a 12 mil metros de altitude.

Continua após a publicidade


Missão
A missão IRIS (Interface Região Imaging Spectrograph) tem como objetivo olhar bem de perto a chamada "região de interface", uma zona com cerca de 6 mil km de espessura que os cientistas entendem como o ponto chave da transferência de energia da extremamente quente coroa solar.

De acordo com os pesquisadores é nesta região que vaza parte da energia emitida pela estrela e que ajuda a alimenta ainda mais o vento solar, uma espécie de fluxo de partículas carregadas que sopra continuamente da estrela.

O IRIS pesa 400 quilos e durante a missão orbitará a Terra a 643 km da superfície, uma altitude bastante privilegiada que permitirá a observação contínua do Sol durante oito meses por ano, sem ser eclipsado pela Terra.

De acordo com a NASA, o custo total da missão é de US$ 182 milhões e deverá ampliar ainda mais o conhecimento da região de interface, historicamente difícil de estudar.

Saiba mais sobre a Missão IRIS:
Nasa lança hoje satélite para estudar região desconhecida do Sol



Artes: No topo, foguete Pegasus XL é visto preso à fuselagem de um avião Lockheed L-1011, momentos antes de partir com o satélite IRIS a bordo. Acima, vídeo mostra o lançamento do foguete e a separação do telescópio sobre o oceano Pacífico. Créditos: Orbital Sciences Corporation/NASA, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -