Sexta-feira, 28 jun 2013 - 08h18
Por Rogério Leite
Nasa lança telescópio espacial para desvendar os mistérios do Sol
A agência espacial americana lançou com sucesso ao espaço o telescópio espacial IRIS, que tem como missão o estudo da chamada "região de interface" da baixa atmosfera solar.
![]() Clique para ampliar O telescópio foi posto em órbita por um foguete do tipo Pegasus XL, de três estágios, disparado a partir de um avião Lockheed L-1011 da empresa americana Orbital Sciences. O avião decolou da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 23h27 BRT (Hora de Brasília) e uma hora depois o foguete foi disparado sobre a costa oeste dos EUA, quando a aeronave estava a 12 mil metros de altitude.
De acordo com os pesquisadores é nesta região que vaza parte da energia emitida pela estrela e que ajuda a alimenta ainda mais o vento solar, uma espécie de fluxo de partículas carregadas que sopra continuamente da estrela. O IRIS pesa 400 quilos e durante a missão orbitará a Terra a 643 km da superfície, uma altitude bastante privilegiada que permitirá a observação contínua do Sol durante oito meses por ano, sem ser eclipsado pela Terra. De acordo com a NASA, o custo total da missão é de US$ 182 milhões e deverá ampliar ainda mais o conhecimento da região de interface, historicamente difícil de estudar. Saiba mais sobre a Missão IRIS:
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Às vezes, quando pensamos caçar, nós é que estamos sendo caçados" - Provérbio espanhol -