Procure no Apolo11
Quarta-feira, 22 dez 2010 - 10h13

Nasa mostra chuvas que fecharam o Canal do Panamá por 17 horas

As grandes precipitações que atingiram o Panamá e a Colômbia, na América Central este mês, levaram o fechamento do Canal do Panamá por 17 horas no dia 8 de dezembro. Em 96 anos de história, esta foi a terceira vez que isso ocorreu. O Canal do Panamá fechou a primeira vez no período entre 1915 e 1916 em consequencia de deslizamentos de terra e depois, em 1989, por razões políticas durante a invasão americana. Cerca de 5% do comércio mundial passa pelo canal que liga o Atlântico ao Pacífico.

chuva no Canal do Panamá

As fortes chuvas que atingiram um acumulado sem precedentes, superior a 600 milímetros, transbordaram os dois lagos artificiais, Alajuela e Gatún, que abastecem canal fazendo com que a rota de navegação ficasse suspensa.

Para analistas do clima, as chuvas foram resultado de uma área de baixa pressão atmosférica persistente ao longo da Zona de Convergência Intertropical atuante na região. Os ventos do Hemisfério Norte e Sul se encontraram e foram combustíveis para a formação das tempestades.

Continua após a publicidade


O mapa divulgado pela agência espacial americana (Nasa), indica o índice pluviométrico no período de 6 a 12 de dezembro de 2010. As chuvas mais pesadas estão representadas pelo azul escuro e o acumulado passa de 600 milímetros na fronteira do Panamá com a Colômbia. O acumulado mais leve é de 75 milímetros e aparece em verde claro.

Canal do Panamá

Chama atenção outra área ao longo da costa do Pacífico na Colômbia. Muita chuva também ocorreu na região acumulando 450 milímetros no mesmo período. O saldo desta semana intensa de chuva no Panamá foi de 2.500 casas danificadas e 10 mortos.

Aprenda como funciona o Canal do Panamá
Ao Vivo: Veja o Canal do Panamá


Arte: O mapa indica o índice pluviométrico no período de 6 a 12 de dezembro na fronteira do Panamá com a Colômbia. A grande precipitação levou o fechamento do Canal do Panamá por 17 horas. Os dados de precipitação da Nasa foram baseados na combinação de medições de vários satélites e produzidos pela agência no Goddard Space Flight Center. Na sequência, uma das eclusas do Canal do Panamá. Crédito: NASA/Wikipedia/Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -