Quinta-feira, 9 set 2010 - 08h45
A agência espacial americana, a Nasa, anunciou o desenvolvimento de um projeto inédito, que pretende estudar o Sol mais perto do que nunca nenhuma sonda fez. A nave denominada Solar Probe Plus está prevista para ser lançada no máximo em 2018.
Para o sucesso da operação, a agência espacial selecionou cinco projetos científicos que basicamente pretendem resolver duas questões essenciais da física solar relembradas em um comunicado por Dick Fisher, diretor do departamento de Heliofísica da Nasa. “Por que a atmosfera exterior do Sol é tão quente quanto sua superfície visível?” e “O que impulsiona o vento solar que atinge a Terra e o Sistema solar?”. “Temos sofrido com essas questões por décadas e esta missão finalmente deve dar as respostas”, acrescentou Fisher.
O Solar Probe Plus é uma sonda espacial aproximadamente do tamanho de um carro de pequeno porte, que irá mergulhar diretamente na atmosfera do Sol a cerca de 6,4 milhões de quilômetros da superfície da estrela. Para explorar uma região aonde outras espaçonaves jamais alcançaram, a nova sonda terá um escudo protetor revolucionário elaborado com um material composto de carbono, capaz de resistir a temperaturas superiores a 1.400ºC, além de fortes radiações. Durante a missão, o Solar Probe Plus vai medir algumas partículas do Sol, seus campos magnéticos e captar imagens em terceira dimensão por um telescópio. “Pela primeira vez vamos poder tocar, provar e sentir nosso Sol”, declarou Lika Guhathakurta, uma das responsáveis pelo programa Solar Probe Plus.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -