Quinta-feira, 9 set 2010 - 08h45

Nasa: nova nave espacial vai estudar o Sol mais de perto

A agência espacial americana, a Nasa, anunciou o desenvolvimento de um projeto inédito, que pretende estudar o Sol mais perto do que nunca nenhuma sonda fez. A nave denominada Solar Probe Plus está prevista para ser lançada no máximo em 2018.

Sonda Solar Probe Plus

Para o sucesso da operação, a agência espacial selecionou cinco projetos científicos que basicamente pretendem resolver duas questões essenciais da física solar relembradas em um comunicado por Dick Fisher, diretor do departamento de Heliofísica da Nasa. “Por que a atmosfera exterior do Sol é tão quente quanto sua superfície visível?” e “O que impulsiona o vento solar que atinge a Terra e o Sistema solar?”.

“Temos sofrido com essas questões por décadas e esta missão finalmente deve dar as respostas”, acrescentou Fisher.

O Solar Probe Plus é uma sonda espacial aproximadamente do tamanho de um carro de pequeno porte, que irá mergulhar diretamente na atmosfera do Sol a cerca de 6,4 milhões de quilômetros da superfície da estrela.

Para explorar uma região aonde outras espaçonaves jamais alcançaram, a nova sonda terá um escudo protetor revolucionário elaborado com um material composto de carbono, capaz de resistir a temperaturas superiores a 1.400ºC, além de fortes radiações.

Durante a missão, o Solar Probe Plus vai medir algumas partículas do Sol, seus campos magnéticos e captar imagens em terceira dimensão por um telescópio.

“Pela primeira vez vamos poder tocar, provar e sentir nosso Sol”, declarou Lika Guhathakurta, uma das responsáveis pelo programa Solar Probe Plus.


Aste: No topo, o protótipo do Solar Probe Plus que irá viajar rumo ao Sol e chegar a uma região jamais alcançada por outras espaçonaves. Abaixo o vídeo da missão, elaborado pelos responsáveis do programa. Crédito: NASA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy