Procure no Apolo11
Quinta-feira, 5 nov 2009 - 08h38

Nasa paga US$ 2 milhões para quem inventar o Elevador Espacial

Começou esta semana em pleno deserto do Mojave, nos EUA, uma acirrada competição que pode mudar a forma como os objetos são colocados no espaço. Chamada de Space Elevator Games, a disputa pretende premiar o melhor projeto de um elevador espacial e quem ganhar receberá um prêmio de 2 milhões de dólares bancados pela Nasa.

A competição já existe há três anos e até agora nenhum dos participantes venceu o certame. De acordo com as regras, o objetivo desta primeira etapa é fazer com que robôs alimentados por feixes de laser escalem 1 km de cabo estendido por um helicóptero.

Três equipes estão classificadas e as primeiras tentativas deverão ser feitas até o final de semana próximas ao Centro de Pesquisas Dryden, da Nasa, próximas a um lago seco no deserto californiano.

Continua após a publicidade


O concurso conta com participantes de diversas universidades americanas e também de grupos de pesquisadores independentes e estudantes de robótica, que de olho no prêmio não poupam esforços em fazer suas máquinas deslizarem por um cabo, alimentadas apenas pela eletricidade gerada pelos painéis fotoelétricos atingidos pelos feixes de raios laser.



O conceito de elevadores espaciais não é novo e a possibilidade de desenvolver a tecnologia foi popularizada a partir dos livros de ficção científica de Arthur C. Clarke.


Fotos: No topo, o líder de uma das equipes, David Bashford, prepara o escalador robótico LaserMotive. Acima, vídeo institucional mostra o preparo dos competidores e os bastidores do evento. Créditos: Reed Saxon/Space Elevator Games/NASA Dryden Flight Research Center/Youtube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Uma questão nunca está terminada enquanto não está bem terminada" - Rudyard Kipling -