Quinta-feira, 5 nov 2009 - 08h38
Nasa paga US$ 2 milhões para quem inventar o Elevador Espacial
Começou esta semana em pleno deserto do Mojave, nos EUA, uma acirrada competição que pode mudar a forma como os objetos são colocados no espaço. Chamada de Space Elevator Games, a disputa pretende premiar o melhor projeto de um elevador espacial e quem ganhar receberá um prêmio de 2 milhões de dólares bancados pela Nasa.
![]() A competição já existe há três anos e até agora nenhum dos participantes venceu o certame. De acordo com as regras, o objetivo desta primeira etapa é fazer com que robôs alimentados por feixes de laser escalem 1 km de cabo estendido por um helicóptero. Três equipes estão classificadas e as primeiras tentativas deverão ser feitas até o final de semana próximas ao Centro de Pesquisas Dryden, da Nasa, próximas a um lago seco no deserto californiano.
O concurso conta com participantes de diversas universidades americanas e também de grupos de pesquisadores independentes e estudantes de robótica, que de olho no prêmio não poupam esforços em fazer suas máquinas deslizarem por um cabo, alimentadas apenas pela eletricidade gerada pelos painéis fotoelétricos atingidos pelos feixes de raios laser. O conceito de elevadores espaciais não é novo e a possibilidade de desenvolver a tecnologia foi popularizada a partir dos livros de ficção científica de Arthur C. Clarke.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron -