Procure no Apolo11
Sexta-feira, 2 fev 2024 - 10h01
Por Rogério Leite

Nasa revela última imagem feita por helicóptero acidentado em Marte

A agência espacial americana, NASA, revelou recentemente a última imagem feita pelo helicóptero Ingenuity. A cena revela claramente o motivo do encerramento da missão, ocorrido após o drone se acidentar sobre o Planeta Vermelho.

Sombra da pá do Drone Ingenuity feita pelo próprio helicóptero.
Sombra da pá do Drone Ingenuity feita pelo próprio helicóptero.

O acidente ocorreu em 18 de janeiro de 2003, alguns minutos após o Ingenuity iniciar seu 72º voo. Diferentemente das missões anteriores, o drone experimental precisou fazer um intrincado pouso de emergência e perder o contato com o rover Perseverance, distante cerca de 3 metros da aeronave.

Finalmente, quando a comunicação foi reestabecida os engenheiros realizaram diversos testes e ficou constatado que o pequeno explorador aéreo jamais voltaria a voar.

Continua após a publicidade


Paisagem repleta de dunas de areia onduladas, feita a 12 metros de altura da superfície marciana pelo drone Ingenuity.
Paisagem repleta de dunas de areia onduladas, feita a 12 metros de altura da superfície marciana pelo drone Ingenuity.

Embora o Ingenuity não consiga fazer selfies de si mesmo, os engenheiros conseguiram fazer uma inspeção usando a própria câmera da aeronave e conseguiram registrar a sombra da pá do helicóptero, com a ponta danificada.

Embora a missão tenha terminado, é inegável o legado deixado pelo drone Ingenuity. A aeronave foi o primeiro veículo a voar em outro mundo.
Não fazia parte de um experimento oficial, era apenas um protótipo projetado para testar cinco voos planejados durante 30 dias. Mas superou em muito as expectativas, voando por mais de 1000 dias as cercanias do local de pouso do rover Perseverance.

No total, o Ingenuity realizou mais de duas horas de voos somados, percorrendo mais de 17 quilômetros. Durante os testes atingiu 24 metros de altura, cinco vezes mais do que o esperado no planejamento.

Junto à cena que revela a pá quebrada na extremidade, a NASA também divulgou uma nova vista registrada pelo Ingenuity, que mostra uma paisagem repleta de dunas de areia onduladas, feita a 12 metros de altura, durante 70º voo, em dezembro de 2023. A imagem é emblemática e mostra uma extensa faixa de terreno arenoso sobre a qual o helicóptero já havia sobrevoado em missões anteriores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather -