Sexta-feira, 16 nov 2007 - 12h47
No início desta semana, engenheiros da Agência Espacial Americana, Nasa, testaram com sucesso o protótipo do principal pára-quedas que será usado nos foguetes do programa Constellation, que substituirá os ônibus espaciais e permitirá o retorno americano à Lua.
Carregado com 20 toneladas de peso, o pára-quedas foi lançado de um avião C-17 de uma altitude de 6 mil metros. Segundo os engenheiros encarregados do teste, o pára-quedas de 1 tonelada funcionou como previsto e todos os equipamentos de apoio operaram corretamente. Três minutos após ser lançado, o enorme artefato e sua carga desceram suavemente no deserto de Yuma, no Arizona. O objetivo principal do novo pára-quedas será trazer de volta à Terra o primeiro estágio dos foguetes Ares-1 e Ares-5, que uma vez consumidos, serão recuperados e reutilizados.
O Projeto Constellation consta de três componentes principais: a espaçonave Orion, os foguetes Ares-1 e Ares-5 e do módulo lunar LSAM.
Para vencer a gravidade terrestre chegar à Lua, o Projeto Constellation deverá usar o propulsor Ares-5, capaz de colocar até 130 toneladas de equipamentos em órbita terrestre baixa e 65 toneladas em órbita lunar. Ao contrário do Projeto Apollo e das missões dos ônibus espaciais, onde a tripulação e a carga são lançadas simultaneamente através do mesmo foguete, o Projeto Constellation prevê dois lançamentos separados usando os veículos Ares-1 e Ares-5, que levarão as cargas e tripulação em vôos separados. Isso permitirá conjuntos mais especializados de foguetes e compartimentos, além de fórmulas mais eficientes para os combustíveis.
Da mesma forma que o antigo módulo Lunar, o Lsam também não poderá ser reutilizado. Fotos: No topo, teste do pára-quedas de 1 tonelada realizado pela Nasa. Na seqüência, duas concepções artísticas mostram o foguete Ares-1 deixando a Terra e o módulo lunar Lsam sobre a superfície da Lua. Crédito: Nasa. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O que se faz agora com as crianças é o que elas vão fazer depois com a sociedade" - Karl Mannhein -