Procure no Apolo11
Sábado, 8 abr 2006 - 07h16

Nave Soyuz regressa hoje à noite sobre o deserto do Casaquistão

Já está tudo pronto para o resgate do astronauta brasileiro Marcos Pontes e da tripulação da nave Soyuz. Junto com o americano William McArthur e do russo Valery Tokarev, Pontes deverá regressar hoje por volta das 20h48 (Hora de Brasília) após 8 dias no espaço. McArthur e Tokarev regressam de um período maior, já que permaneceram a bordo da Estação Espacial Internacional, ISS, aproximadamente 6 meses.

Os astronautas que partiram com Pontes rumo à estação, o comandante russo Pavel Vinogradov e o engenheiro de vôo norte-americano Jeff Williams permanecerão na estação espacial por um período de 180 dias.

De acordo com dados recebidos da Nasa, agência espacial americana, nesta manhã de sábado, a nave Soyuz trazendo os três tripulantes deverá acionar seus retrofogues que a tirará da atual órbita, exatamente às 19h58. O pouso está previsto para ocorrer às 20h48, sobre o Casaquistão.

Equipes de resgate, entre eles técnicos e médicos, partiram a 01h00 (Horário de Brasília) para Arkalyk, uma pequena cidade do Casaquistão próxima ao local previsto para o pouso.

Durante todo o dia de hoje, sábado, o Apolo11 trasmite ao vivo todos os procedimentos da operação. Às 14h15 ocorre a despedida da tripulação, antes do fechamento da comporta da nave Soyuz.

Durante as três horas seguintes ao fechamento da escotilha, serão realizados uma bateria de testes e verificações. Se tudo estiver correto, inclusive as condições meteorológicas, a nave Soyuz se desacoplará da ISS às 17h25, também com transmissão ao vivo pelo Apolo11.

Segundo Valery Korzun, general da força aérea russa, estão previstas diversas alternativas para o resgate dos cosmonautas. Se tudo ocorrer conforme o previsto, a tripulação será resgatada às 20h56. Caso contrário a tripulação deverá realizar uma segunda tentativa na próxima órbita, 90 minutos depois e se necessário, outra tentativa na órbita seguinte. Se ainda assim não for possível, uma nova tentativa srá realizada somente no dia seguinte.

Após o resgate, todos os tripulantes deverão partir de helicóptero da cidade Arkalyk, próxima ao local estimado do pouso, em direção ao aeroporto de Kustanay, de onde seguem para a capital Moscou. De acordo com a AEB, Pontes ficará em observação durante 8 dias.

Foto: Imagem feita por computador simula o desacoplamento da Soyuz com a ISS.


Veja ao vivo
Diariamente o Apolo11 retransmite as imagens da NASA-TV. Aqui você acompanha todos os passos, desde o lançamento até o acoplamente entre as naves e o pouso final sobre o deserto do Casaquistão.. Continue assistindo ao vivo e não perca nenhum lance !
NASA-TV


Rastreie a Estação
Para quem gosta de rastrear satélites, o Apolo11.com também mantém uma página especial, onde além de poder acompanhar a posição atual da ISS, também mostra com antecedência quando ela passará próxima às capitais brasileiras. Sabendo isso você pode captar seus sinais e se o momento for adequado, poderá até mesmo vê-la !
Clique e saiba mais

Continua após a publicidade


LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -